Beatriz Pereira padece de Psoríase

A Psoríase é uma doença de pele crónica (sem cura) e não transmissível, que tem como causa múltiplos factores. Misturam-se factores genéticos, imunológicos e ambientais (fumo, álcool, medicamentos, infecções, stress, obesidade) para provocar o quadro. Segundo dados divulgados através de anos de pesquisas, há dois momentos da vida em que a doença acontece com mais frequência, são eles entre os 20 e os 30 anos e mais tarde dos 50 aos 60.  Porém, pode ocorrer em qualquer idade, desde a infância até à oitava década de vida. Acomete tanto homens quanto mulheres, possui prevalência de aproximadamente 2% da população mundial e não se sabe o motivo pelo qual ocorrem estes dois picos de acometimento.

A doença geralmente manifesta-se com lesões de pele avermelhadas e descamativas, normalmente no couro cabeludo, joelhos, cotovelos, mãos, pés e tronco. As lesões podem causar comichão e têm bastante impacto na auto-estima dos pacientes.

A psoríase dura toda a vida, mas pode manifestar-se de forma intermitente. Os sintomas de psoríase diminuem, muitas vezes, durante o Verão, quando a pele é exposta à luz solar intensa. Em alguns casos, podem passar vários anos entre os episódios. 

A 29 de Outubro é celebrado o Dia Mundial da Psoríase que tem como principal objectivo consciencializar e alertar as pessoas sobre a patologia.

Muitas pessoas ainda sofrem de preconceito, o que causa um grande desconforto e constrangimento em quem padece da doença, as quais muitas vezes precisam de procurar ajuda psicológica para lidar com a sua condição.

A Beatriz Pereira é uma adolescente de 16 anos que lida com esta problemática desde os oito, mas confessa que inicialmente não tinha noção do que se tratava.

Toda a entrevista na BIGGERmagazine de Outubro!

 

Imprimir Email