BIGGER: Auchan celebra Dia Mundial da Alimentação e Dia Mundial do Pão com mais de 7 mil alunos de todo o país 

Para celebrar os Dia Mundiais da Alimentação e do Pão a Auchan criou uma ação de voluntariado que vai envolver 500 colaboradores. Pão de fabrico próprio vai chegar a cerca de 40 escolas e universidades para promover uma alimentação saudável.

A Auchan Retail Portugal vai assinalar a data, que se celebra amanhã, com a oferta de pão, das mais de 30 variedades fabricadas nas suas padarias, em cerca de 40 escolas e universidades de todo o país. A iniciativa, uma grande ação de voluntariado que marca o arranque do programa de voluntariado corporativo Jornadas da Cidadania, vai mobilizar 500 colaboradores Auchan e impactar mais de sete mil alunos, visando promover uma alimentação saudável,  sensibilizando a comunidade estudantil para a importância da inclusão do pão nos lanches e outras refeições. 

Enquanto empresa Certificada em Responsabilidade Social, e na qualidade de militantes do Bom, São e  Local, a Auchan assume naturais compromissos com as comunidades localizadas na área de influência das suas lojas. Com estas Jornadas da Cidadania, a Auchan quer promover também o envolvimento dos  seus colaboradores com estas comunidades, desenvolvendo um sentimento de pertença, em particular  em causas relacionadas com a promoção de uma alimentação saudável e acessível”, explica Paulo  Monteiro, Director de Responsabilidade Corporativa da Auchan.. 

Com o regresso às aulas presenciais, queremos celebrar com a comunidade escolar o Dia Mundial da  Alimentação, que coincide com o Dia Mundial do Pão. Vamos oferecer pão de fabrico próprio, das nossas  padarias, lembrando os jovens de que o pão, rei dos cereais e derivados, é um alimento versátil, saciante e uma excelente fonte de energia, portanto perfeito para satisfazer as necessidades nutricionais das crianças e jovens em idade escolar”, conclui Paulo Monteiro. 

O programa Jornadas de Cidadania oferece a todos os colaboradores Auchan a oportunidade de  usufruírem, no mínimo, de um dia por ano, em horário laboral, para participarem em causas sociais  relacionadas com a alimentação. A iniciativa dá continuidade a um conjunto de projetos desenvolvidos  pela empresa, que colocam a alimentação no centro da ação. É o caso do Programa Vida Saudável,  implementado em 2008, que conta com 14 nutricionistas que, todos os dias, informam e orientam os  colaboradores e clientes Auchan, através de formações, da disponibilização de materiais impressos e  da realização de atividades em loja focadas em três temas: Coma melhor, Mexa-se mais e Cuide de si!

Ainda neste âmbito, a Auchan Retail Portugal tem vindo a incluir em todos os produtos de marca  própria o rótulo Nutri-Score, que através de uma escala de cores e letras, comunica de forma simples e fácil as propriedades nutricionais dos alimentos, ajudando os consumidores a fazer escolhas alimentares mais informadas e saudáveis. A retalhista assume ainda o compromisso de ter o Nutri-Score em todos os seus produtos.

Por fim, com o projecto «Desperdício Zero», a Auchan procura desenvolver estratégias que permitam  diminuir o desperdício alimentar, através da formação e sensibilização dos seus colaboradores, da  melhoria dos processos de controlo, do desenvolvimento de projectos de economia circular, da redução do preço de produtos em aproximação de validade e do estabelecimento de parcerias com a comunidade ou a doação de excedentes. Em 2020, a retalhista, a primeira insígnia da distribuição a aderir ao movimento cívico e nacional «Unidos Contra o Desperdício», doou mais 2,1 mil toneladas de produtos alimentares no âmbito do combate ao desperdício alimentar, que permitiram apoiar cerca  de 150 instituições de norte a sul do país. 

 

sexta, 15 outubro 2021 15:21 em Bigger

Imprimir