BIGGER: Vitória está no caminho certo para voltar às competições europeias

A equipa está a disputar um lugar na Europa League e Conference League.

A época 2021/2022 ainda não chegou a meio, mas a exibição do Vitória Sport Clube na Primeira Liga está a animar os adeptos. Com 16 pontos e a ocupar a 7.ª posição na tabela de classificação após 11 jornadas, os Branquinhos estão a disputar um lugar nas competições europeias, sobretudo na UEFA Conference League.

Afinal, são apenas três pontos de diferença para o Braga, que está em 5.º lugar. O 4.º classificado é o Estoril Praia, com 20 pontos – ou seja, uma diferença alcançável em dois jogos.

Além disso, o Vitória segue firme na Taça de Portugal, que dará ao vencedor um lugar na Europa League 2022/2023. A equipa já passou pelo Oliveira do Hospital na terceira eliminatória e agora enfrentará o Moreirense para continuar na disputa pela segunda principal competição do país.

Já um lugar na Champions League é apenas sonho. São 12 pontos de distância para o Benfica, 3.º colocado – a esta altura é inimaginável que o Vitória dispute em condições de igualdade com os três grandes de Portugal. Porém, almejar a disputa da Conference League, torneio que o Vitória nunca disputou (pese embora o facto de que a competição ainda está na primeira edição), ou da Europa League é uma realidade alcançável.

Na última época, o Vitória chegou muito perto de um lugar na Conference, mas baixou o rendimento nas últimas partidas (contra o Farense, Famalicão, Marítimo e Benfica) e falhou na classificação, terminando na 7.ª posição, atrás do Santa Clara e Paços Ferreira (ex-clube do treinador Pepa). Desta vez, no entanto, o clube parece estar mais preparado para disputar um lugar nas jornadas finais.

Bons resultados

O bom momento reflete-se em resultados. Nos últimos quatro jogos pelo campeonato, conseguiu três vitórias, o que demonstra a boa fase da equipa de Guimarães. A única derrota neste período foi diante do Sporting, por 1-0, numa partida em que o Vitória não era favorito, o que acabou por se confirmar em Alvalade.

Apesar disso, o treinador Pepa não pareceu muito satisfeito com o nível de futebol apresentado pela equipa no último triunfo diante do Moreirense. “Não estivemos ao nosso nível e por mérito do Moreirense. O melhor que fica são os três pontos. Não conseguimos pegar no jogo como queríamos, mas sabemos que conseguimos fazer muito mais e já o fizemos. O mais importante é reconhecer que conseguimos dar mais e melhor”, disse o treinador vitoriano.

No entanto, reconhece que a partida foi uma excepção ao que o Vitória tem apresentado nas últimas partidas. “Tenho olhos na cara e sei aquilo que aconteceu em campo. Não conseguimos pegar no jogo e o Moreirense conseguiu ser superior na segunda parte. Se isto fosse uma constante eu estaria preocupado, mas foi só um dia em que não se esteve tão bem”.

O Vitória volta aos relvados no dia 21, em novo dérbi contra o Moreirense, desta vez para a Taça. Para a Primeira Liga, o próximo confronto é um grande desafio: duelo contra o líder FC Porto, no Estádio do Dragão.

Última participação europeia

A última vez que o Vitória jogou uma competição da Uefa foi na época 2019/2020. Na ocasião, os Branquinhos chegaram à fase de grupos, mas terminaram na última posição, ficando atrás do Arsenal, Eintracht Frankfurt e Standard de Liège.

A história do VSC nas competições europeias começou ainda na década de 70, com participação na Taça das Cidades com Feiras na época 1969/70. Desde então, esteve presente em 22 participações, incluindo uma presença na fase preliminar da Champions League em 2008/2009.
A melhor campanha foi na Taça da Uefa da época 1986/87, quando a equipa chegou aos quartos, eliminando clubes como Sparta Praga e Atlético de Madrid, mas caiu diante do Borussia Monchengladbach.

Agora, os comandados de Pepa tem a missão de levar os Branquinhos novamente à Europa e, quem sabe, escrever uma nova história nos torneios continentais. Ainda restam 23 partidas na Primeira Liga, mais algumas fases da Taça de Portugal, mas o sentimento é de optimismo para conseguir uma boa classificação, após falhar de maneira trágica na última temporada.

 

Imprimir Email