BIGGER: TeleTrade: Os flashbacks da Covid estão a desacelerar o rally europeu

As ações europeias fecharam na semana passada num novo nível recorde de 4.370 pontos no índice de média ponderada Euro Stoxx 50. No entanto, conforme observado pelo analista da TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt), os mercados deste lado do Atlântico foram capazes de se mover apenas por insignificantes sete pontos acima, em comparação com as cotações de encerramento da primeira semana de novembro. O início da nova semana proporcionou um aumento semelhante de sete pontos e atingiu a marca de 4.377.

O movimento de alta continua a ser impulsionado não só pelos indicadores de recuperação da economia, mas também pelas fortes e crescentes expectativas de inflação após a recente divulgação de dados mostrar alta de 4,2% do índice de preços ao consumidor ao ano no continente. Os principais índices de Wall Street e da Europa subiram mais de 8% desde o início de outubro. Os investidores ainda estão dispostos a participar da corrida desenfreada contra a inflação para transformar o caixa aviltante em ativos potencialmente lucrativos de grandes empresas, especialmente porque a temporada de relatórios corporativos foi brilhante. Mas o entusiasmo está claramente a diminuir devido à redução da taxa de crescimento nos EUA de 6,7% no segundo trimestre para apenas 2,0% no terceiro trimestre do ano, e também por causa do novo surto de casos da Covid de acordo com dados oficiais da maioria dos países europeus.

Recentemente, pelo menos duas notícias encorajadoras surgiram sobre medicamentos eficazes da Merck e da Pfizer que supostamente poderiam interromper a continuação da doença quando ela já se fez sentir. Isso trouxe um certo sentimento de calma e esperança sobre o futuro às pessoas e agitou os mercados. As garantias da Dovish dos reguladores financeiros também desempenharam um papel na formação da base para manter intacta a recuperação pré-natal. De acordo com o analista da TeleTrade, esta semana pode testar a estabilidade do sentimento, já que novas estatísticas sobre novos surtos do vírus podem começar a semear dúvidas quando se trata da questão de se ter uma alta porcentagem de pessoas vacinadas numa sociedade pode efetivamente impedir a propagação de novas estirpes mais contagiosas do vírus.

A situação na Holanda é muito preocupante. O número de mortes diárias associadas a Covid-19 está agora em cerca de 30 ou 35, o que é três vezes menor do que no início do ano, mas o governo holandês já organizou o chamado "bloqueio-luz "projetado para limitar os contatos sociais em resposta a um aumento realmente acentuado no número de infecções.

Um recorde da pandemia de todos os tempos foi estabelecido para o país, que contabilizou 16.324 novos casos no dia 11 de novembro, e os casos continuam teimosamente altos. A Holanda tornou-se o primeiro país europeu a impor um bloqueio parcial desde o verão.

O novo chanceler austríaco Alexander Schallenberg, que recentemente substituiu Sebastian Kurz e ocupou este novo cargo por cerca de um mês, anunciou no domingo que as autoridades estão a colocar milhões de pessoas que não foram totalmente vacinadas em regime de confinamento parcial.

Para explicar porque ainda existe um elevado número de doentes graves nos hospitais, entre os quais também pessoas que receberam a vacina, os serviços de saúde britânicos informaram: “Num contexto de cobertura vacinal muito elevada na população, mesmo com uma vacina altamente eficaz, espera-se que uma grande proporção de casos, hospitalizações e mortes ocorram em indivíduos vacinados, simplesmente porque uma proporção maior da população está vacinada do que não vacinada e nenhuma vacina é 100% eficaz."

Essas palavras podem ser um consolo insuficiente para milhões de europeus que acreditaram que a vacinação seria eficaz o suficiente para proteger a todos, incluindo grupos vulneráveis, contra todas as novas esitrpes emergentes, e isso nos aproximaria de uma vida mais normal. Deixando de lado os aspectos puramente humanos desse tipo de decepção, as próximas semanas provavelmente também mostrarão se os efeitos negativos das novas restrições na Europa poderiam realmente ser compensados ​​por temores de inflação. Mesmo que esses medos sejam de natureza negativa, eles podem potencialmente puxar os mercados para um território positivo.

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

 

Imprimir Email