Francisco Leite da Silva é um sargento vimaranense que protagonizou um vídeo promocional vencedor de prémios internacionais

«De Corpo e Alma» foi eleito o Melhor Filme de Turismo do Mundo, na maior competição à escala global. Se tiver curiosidade de espreitar o vídeo que tem apenas um minuto e 50 segundos também vai ser da opinião que a distinção é merecida. Algo que deverá orgulhar todos os portugueses e em especial os vimaranenses por ter sido protagonizado por um conterrâneo. "Para mim foi um grande privilégio", diz Francisco Leite da Silva.

As perguntas que o actor vai fazendo ao longo do pequeno filme - Consegues ver-me? Consegues ouvir-me? Consegues sentir-me? - são as que nos marcam e facilmente é possível responder-lhes. Claro que vemos, escutamos e sentimos. Portugal é conquista e os nossos antepassados são a prova. 

As 12 aldeias que são apresentadas estão escondidas nos recônditos do País e da Europa, mas estão agora a descoberto. Já não há desculpa para não se falar delas ou para continuarem camufladas no mapa. São lugares humildes, mas de uma beleza inegável. São sítios antigos e, portanto, repletos de história em todos os recantos. São locais que foram palco de batalhas e que hoje guardam as estórias no interior dos seus castelos e pelas ruas e ruelas que agora dão lugar a muitas tradições culturais e gastronómicas. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso são as 12 Aldeias Históricas de Portugal. Provavelmente de algumas nunca ouviu falar ou sabia sequer da sua existência, mas agora já pode colocar na sua lista de paragens obrigatórias. Tire um fim-de-semana prolongado e vá explorar qualquer uma delas. Sabia que até encontra a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 quilómetros?

O novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal é manchete de vários tabloides em todo o mundo por ter sido eleito o Melhor Filme de Turismo do Mundo, na maior competição de turismo à escala mundial, os «World’s Best Tourism Film Awards — CIFFT Circuit». A votação aconteceu de 1 a 25 de Outubro e o público foi convidado a eleger o seu vídeo preferido numa competição on-line do prémio «CIFFT Best World Tourism Film People’s Choice 2021». 

«De Corpo e Alma» foi o mais votado nesta 4.ª edição, sagrando-se assim o vencedor perante 40 fortes concorrentes de 16 países. 46 mil pessoas votaram em 30 países e este filme de aldeias históricas vai certamente ficar para a história.

Para conhecer Francisco Leite da Silva adquira já a sua BIGGERmagazine de Dezembro!

sexta, 03 dezembro 2021 17:33 em Bigger

Imprimir