BIGGER: CliHotel - Maria Arminda Costa procurou o Centro de Reabilitação de Guimarães para recuperar de uma cirurgia da anca

 

Pelas suas 'mãos' passam, todos os anos, dezenas de casos clínicos com prognóstico reservado. Mas o fisioterapeuta Miguel Ribeiro, para além de fazer uso da sua competência profissional, recorre também à sua reconhecida capacidade motivacional para estimular os mais desacreditados e descrentes dos pacientes a colaborarem, de forma resiliente, nos programas personalizados e intensivos que idealiza, com a colaboração de uma equipa multidisciplinar, para a recuperação física, mas também psicológica, dos que procuram o novíssimo Centro de Reabilitação de Guimarães (CRG), que funciona no mesmo complexo do CliHotel de Guimarães. 

Maria Arminda Costa, que fora submetida a uma cirurgia da anca, é um dos seus mais recentes casos bem-sucedidos de reabilitação. 

"Quando aqui chegou, a dona Arminda Costa mal conseguia andar e estava animicamente diminuída. Sair da cama era um trauma. Nas atividades de vida diária precisava do auxílio de familiares ou de um auxiliar", descreve Miguel Ribeiro. 

Com dificuldades de locomoção, dores e uma autoestima afetada, por se ver impossibilitada de fazer com normalidade a mais simples das tarefas diárias, Maria Arminda Costa, no início do processo fisioterapia, não julgava ser possível «voltar a ser o que era». 

"Vou ser sincera: nunca imaginei que voltaria a andar sozinha", conta, agora, após cinco semanas de sessões intensivas de fisioterapia, Maria Arminda Costa. 

"Após três semanas de fisioterapia, constatamos que já registava um grau satisfatório de evolução. À quarta semana, tirei-lhe uma muleta. À quinta semana, a outra muleta. Neste momento é um caso de sucesso, apesar da sua própria descrença inicial", explica Miguel Ribeiro.

Com algum humor, Maria Arminda Costa revela inclusive uma conversa com o marido, na qual este expressou absoluta surpresa, quer pela rápida recuperação da esposa, quer sobretudo por esta, em quatro semanas, já estar a tentar caminhar sem auxiliares de locomoção. "O fisioterapeuta sabe o que faz", recorda Maria Arminda Costa, da resposta dada ao marido, seguida por uma sonora gargalhada. 

"Profissionalmente, não há nada mais reconfortante do que auxiliar alguém a recuperar os seus índices físicos e, consequentemente, a reencontrar-se, a voltar a estar de bem com a vida", assegura Miguel Ribeiro. 

Com recuperação plena, Maria Arminda Costa sente, contudo, agora, "falta do seu cantinho e de toda a equipa do CRG", como confidenciou, por estes dias, na página de Facebook do Centro de Reabilitação de Guimarães. 

O bem-estar é essencial à vida

O Centro de Reabilitação de Guimarães também realiza programas intensivos de hidroterapia, que privilegiam a realização de exercícios próprios para a prevenção e acompanhamento de pessoas com coxartrose e gonartrose e alterações degenerativas da coluna. Proporcionar um alívio da dor, manter ou aumentar os níveis de funcionalidade dos utentes e/ou atrasar o processo evolutivo de eventual doença são os objetivos deste serviço do CRG, que dispõe de uma equipa experiente e todo o apoio de Fisiatria e de Medicina Física e Reabilitação.

Fisioterapeuta (Cédula Profissional Nº: C – 057893071)

 

Imprimir Email