Artur Regufe é um exemplo de superação

Dor, incerteza, hospitais, tratamentos, sofrimento. Tem sido assim a vida de Artur Regufe, um menino de 19 anos que padece de um cancro raro que não tem cura e que lhe virou a vida de pernas para o ar praticamente desde que nasceu.
No dia 15 de Fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Criança com Cancro.
Esta data mundial visa ajudar todas as crianças vítimas de cancro a conseguirem acesso a melhores tratamentos e medicamentos e, ao mesmo tempo, ajudar as famílias e os amigos das crianças vítimas da doença.
Todos os anos são diagnosticados em Portugal 350 novos casos de cancro em crianças. Os tipos de cancros mais frequentes nas crianças são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).
Portugal é o segundo país europeu, e o terceiro no mundo, com mais dadores de medula óssea por milhão de habitantes.
Artur Regufe é um menino cheio de esperança e um lutador. Um exemplo de superação que demonstra devidamente a importância desta data.

A mãe, Nazaré Regufe, tem feito os impossíveis para ajudar o filho. Antes de ter o Artur sofreu dois abortos e o sofrimento foi tanto que desistiu de ter filhos. Mas o marido, que também queria muito ser pai, lá a convenceu a tentar mais uma vez. Com o devido acompanhamento médico tudo correu bem e, finalmente, o casal conseguiu ter um belo rapaz. Mas os problemas começaram logo à nascença. Foi-lhe diagnosticado um problema nos rins, mas os médicos descansaram os pais informando-os que com a medicação certa ele haveria de recuperar, e assim foi. Levou o bebé para casa e aos três meses começou a ter febre alta. Ao terceiro dia levou-o ao hospital onde foi observado. Umas manchas que tinha sob a pele ao longo de todo o corpo foram logo motivo de preocupação. Manchas cor de café com leite que herdou da mãe. A partir daí ficou a ser acompanhado nas consultas externas do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Vale a pena continuar a ler esta história na BIGGERmagazine de Fevereiro!

 

quarta, 31 janeiro 2024 14:25 em Bigger

Imprimir