Degradação atinge túmulo dos Pinheiros na igreja de Nossa da Oliveira

Em pleno Centro Histórico, no interior da igreja de Nossa Senhora da Oliveira, o túmulo dos Pinheiros encontra-se em adiantado estado de degradação. Técnicos da Direcção Regional de Edifícios e Monumentos do Norte concluíram que a pedra do monumento padece de graves patologias, estando previsto o início da intervenção ainda este ano. No entanto, há muito que a deterioração ameça o túmulo.
O túmulo dos Pinheiros fica localizado junto da entrada principal da igreja de Nossa Senhora da Oliveira, estando parcialmente vedado o acesso aos
visitantes. Tudo por causa da degradação que as esculturas apresentam. Uma deterioração que parece estender-se também às paredes daquela capela tumular. Uma obra de arte que merece ser reabilitada.
Nos últimos anos, especialistas em patologias da pedra têm trabalhado com os técnicos da Direcção Regional dos Monumentos do Norte para averiguarem as possibilidades de tratamento e conservação do monumento.
A Chefe de Divisão da DREMN fez saber que "este estudo se insere no projecto geral de conservação e valorização geral do monumento que está a ser implementada, prevendo-se ainda no presente ano corrigir algumas patologias que padecem as suas coberturas".

Marcações: Cultura

Imprimir Email