Guimarães ao estilo Ye Ye pelo colectivo «Ó da Casa» realiza-se este sábado

Vestido às riscas ou às bolinha para elas e calças à boca de sino para eles. São sugestões para uma indumentária a rigor que levará Guimarães a viajar no tempo.
O estilo Ye Ye predominará nas ruas, este sábado, numa iniciativa levada a cabo pelo colectivo “Ó da Casa”. Teatro, cinema, música e muitas surpresas, está tudo garantido para se viver um dia diferente dedicado ao rock e à contracultura dos anos 50, 60 e 70. Já agora aproveite, deixe o automóvel em casa e desloque-se ao Centro Histórico de bicicleta. A iniciativa começa às 16horas e prevê muito rock, 'tá claro'.

O Colectivo 'Ó da Casa' vai levar os vimaranenses a reviver o movimento musical Ye Ye fazendo uma homenagem ao rock e à contracultura dos anos 50, 60 e 70. O Centro Histórico é o palco escolhido para a realização deste evento que começa às 16h00 com o Projecto Xata. Segundo Adriana Ribeiro, “este projecto é uma espécie de teatro com poesia levado a cabo por duas intervenientes, que são a Xana e a Tânia, daí Xata. Os textos são da autoria de Pedro Bastos, que faz parte do Colectivo.” Esta espécie de diálogo realiza-se na Rua Gravador Molarinho, nº 49.
Pelas 17h50, na sede do Cineclube, está prevista a actuação de uma banda pioneira deste movimento, os Kings. “Os Kings já existiam nos anos 50 e vão estar a tocar no Terraço do Cineclube” revela. Pelas 22h00 será exibido o documentário de Eduardo Morais «Meio metro de pedra», seguido de uma tertúlia no auditório do Patronato. No final da tertúlia há festa no Convívio com o grupo de Dj´s  «Ternos de Espadas». “Paralelamente, no Círculo de Arte e Recreio há uma exposição alusiva ao movimento Ye Ye, Guimarães nos anos 60, e nas Dominicas há também uma exposição dedicada aos discos de vinil da altura” afirma.
A entrada nas iniciativas é gratuita à excepção da festa no Convívio que tem “um preço simbólico de 2 euros.”

As condições meteorológicas serão cruciais para a realização ou não das surpresas previstas pelo Colectivo. “Falamos com o Clube de Automóveis Antigos de Guimarães que disponibilizaram carros da época. Se for possível, vão fazer um desfile e parar em alguns pontos estratégicos. Haverá também alguns dançarinos a fazer animação nas ruas. Falamos com algumas pessoas que têm bicicletas da época e fizemos também um apelo para que venham ao Centro Histórico com as bicicletas e para que se vistam ao estilo Ye Ye.” “Vestir à época Ye Ye não significa andar mascarado. Basta um apontamento para que o evento tenha o sucesso que pretendemos. Contamos com a participação de todos os vimaranenses. Se estivermos juntos será com certeza, um sucesso”.


sábado, 05 maio 2012 09:11 em Cultura

Marcações: Cultura

Imprimir