Comemora-se hoje 120º aniversário de Martins Sarmento

Neste domingo comemora-se o centésimo vigésimo aniversário de Martins Sarmento. Francisco Martins de Gouveia Morais Sarmento nasceu, na Cidade-Berço, a 9 de Março de 1833 e faleceu nesta mesma cidade, a 9 de Agosto de 1899.
Depois de concluir os primeiros estudos em Guimarães, foi no Porto que deu continuidade à sua formação. Matriculou-se na Universidade de Coimbra aos 15 anos, onde, 5 anos mais tarde, alcançou a carta de bacharel no curso de Direito. Em 1855 fez uma tentativa poética, mas seria como arqueólogo que se iria lustrar como uma das figuras mais representativas da cultura nacional. Homem de várias paixões, Martins Sarmento dedicou grande parte da sua vida à investigação arqueológica.
Nesta última actividade teve o mérito de conferir a Portugal uma posição destacada, no domínio da arqueologia, em relação ao que de mais avançado se fazia na Europa do último quartel do século XIX, valendo-se sobretudo dos conhecimentos teóricos por si adquiridos e das escavações que foi realizando na Citânia de Briteiros.
Foi graças a esse prestígio que Guimarães foi escolhida para ser sede da I Conferência Arqueológica realizada em Portugal, em 1877.
Em 1880, alguns dos mais importantes arqueólogos europeus visitaram a Citânia, tecendo rasgados elogios ao trabalho e à obra de Sarmento.
Em 1882 é fundada na Cidade-Berço, sob o seu patronato, a Sociedade Martins Sarmento, que ficou herdeira de uma parte da sua fortuna, da
excelente biblioteca e das importantes colecções arqueológicas, depois reunidas e ampliadas no Museu. A morte levou-o em 1899.

Marcações: Cultura

Imprimir Email