Monumento a Gil Vicente em Guimarães está garantido...

No âmbito das comemorações dos 500 anos do teatro português, a Sociedade Martins Sarmento veio a público manifestar a sua intenção de homenagear Gil Vicente e, desta forma, erguer um monumento àquele que continua a ser considerado o mais importante homem de teatro de língua portuguesa. No entanto, o mesmo projecto foi pensado também pela Câmara de Guimarães. Contas feitas, a Cidade Berço passaria, repentinamente, a ter dois monumentos a Gil Vicente.
A Sociedade Martins Sarmento chegou mesmo a lançar há dias um pedido de contribuição pública para erguer o referido monumento. Perante esta situação, o Edil vimaranense e Santos Simões reuniram para analisar a questão. Um encontro que serviu para garantir que Gil Vicente vai ser homenageado, mas mesmo assim António Magalhães é peremptório ao afirmar que "desta vez vamos levar para a frente a pretensão da Sociedade Martins Sarmento, mas numa próxima a instituição terá que apresentar a proposta à Câmara antes de tomar qualquer decisão".
António Magalhães diz que agora vai proceder-se a uma análise que possa conduzir à escolha do espaço para a colocação do monumento a Gil Vicente. De resto, a Câmara, para esta homenagem ao criador do teatro português, pretendia seguir um projecto com uma envolvência distinta da do projecto da Sociedade Martins Sarmento. E por isso António Magalhães assegura não "abdicar do essencial do projecto da Autarquia".

Marcações: Cultura

Imprimir Email