Exposição faz tributo a António-Lino no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta inaugurou, ontem ao início da noite, uma nova exposição que faz tributo a um dos mais extraordinários e multifacetados artistas vimaranenses do século XX. A obra de António-Lino pode ali ser apreciada, permitindo a sua redescoberta, graças à colaboração de admiradores da sua obra.

António-Lino (1914-1996), filho de Joaquim Ferreira Pedras e de Beatriz Jesus Pires Veiga Pedras, nasceu na freguesia de São Paio, em Guimarães, a 9 de Março de 1914.

Depois do curso dos liceus fez o Magistério Primário. Posteriormente, frequentou, durante dois anos o curso de desenho da escola de Belas Artes do Porto e, em 1945 terminou o curso de pintura na mesma escola. Foi discípulo dos mestres Teixeira Lopes, Acácio Lino e Dório Gomes. Em 1949, partiu à descoberta do mundo e colecionou apontamentos de desenho, gravura, aguarela, óleo, das cidades em que viveu, que expôs em Portugal e no estrangeiro.

Como indica o catálogo, "esta exposição organizada pelo Arquivo Municipal Alfredo Pimenta apenas foi possível pelos inestimáveis contributos de José Bandeira, primo de António-Lino, e proprietário da maioria das obras expostas, e com a sempre presente colaboração dos colecionadores vimaranenses António Pastor, Raimundo Fernandes, António Maria Meireles, António Júlio Castro e Abel Ribeiro de Sousa. Esta exposição além de ser um gesto de reconhecimento público da obra de António-Lino, pretende despertar a atenção do público em geral e dos investigadores em particular para a necessidade de se redescobrir a vida e a obra deste notável artista vimaranense".

Datas: 23 março a 23 de novembro de 2018
Horário: seg. a sex. das 9h-12h / 14h-17h

Marcações: António Lino, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

Imprimir Email