Cruzes primorosamente decoradas com flores são atractivo da Festa das Cruzes em Serzedelo

Uma das mais simbólicas manifestações religiosas do concelho de Guimarães realiza-se, este domingo, na vila de Serzedelo: a Festa das Cruzes.

Durante a manhã, tapetes de flores cobrem as ruas por onde passa a Procissão do Senhor dos Entrevados, com a visita aos doentes em suas casas.

À tarde, a partir das 15h00, realiza-se a Procissão das Cruzes, a Via Lucis, em que são apresentadas as 16 cruzes primorosamente decoradas, pertencentes a um igual número de famílias que as estimam e que, todos os anos, providenciam a respectiva ornamentação. As flores são colocadas sobre uma pasta feita com farinha de centeio, exigindo um trabalho artistico demorado que é transmitido de geração em geração, como evidencia a foto dos preparativos realizados ontem.

A festa, que se aproxima de uma romagem do Senhor do Calvário, traduz-se na apresentação e exposição das 16 cruzes, decoradas com flores sempre pelas mesmas famílias a quem pertencem.

A Festa das Cruzes presta o culto a Cristo, sempre no primeiro domingo e após o dia 3 de Maio, dia que corresponde à invenção da Santa Cruz ocorrida, segundo a tradição, durante a primeira metade do século IV, tendo depois sido difundida por todo o mundo e, consequentemente, tornada objecto de extrema veneração e culto.

Como elemento central para a Ressureição, a Cruz expressa o triunfo sobre o poder das trevas, pelo que é coberta de coloridas e variadas flores.

Marcações: Festa das Cruzes

Imprimir Email