GNR vão actuar na vila das Taipas durante as Festas de S. Pedro

A Comissão de Festas do S. Pedro das Taipas, apresentou o programa da edição deste ano. O destaque vai para a actuação dos GNR, num concerto marcado para o dia 1 de Julho.

Em conferência de imprensa realizada ontem, o Presidente da comissão organizadora do movimento cívico «Dar vida à Vila», David Silva, começou por apresentar a "nova marca de uns festejos importantes para a Vila e o Concelho que se pretendem inovadores mas com respeito pela tradição".

Com este objectivo, o programa mantém a sua vertente popular com actuações de bandas, rusgas e ranchos, bem como a iniciativa «Associações em Festa». Mantém-se no programa, a partir de 22 de Junho, mais uma edição da Festa da Cerveja e da Francesinha.

Com o carácter inovador dos festejos, surge a novidade de um «after party», «S. Pedro não dorme», que se realiza nas Piscinas da Vila, e um espectáculo de multimédia e pirotecnia, no Rio Ave. Mas o "cabeça de cartaz" da edição deste ano do S. Pedro nas Taipas, é o grupo portuense GNR que "proporcionará um grande concerto capaz de atrair não apenas os taipenses e os vimaranenses mas também o público da região", marcado para 1 de Julho, dia também de procissão e concerto de bandas.

No seu conjunto, trata-se de um programa que se insere numa estratégia que visa "reorganizar" as festas com "um fio condutor" que implica regras tendo por objectivo "torná-lo uma referência".
O programa começa com Leonel Nunes, no dia 28 de Junho e termina com o espectáculo multimédia no Rio Ave, no dia 2 de Julho. Entre estas datas há muitas outras iniciativas, nomeadamente concertos de Zézé Fernandes e o Trio Os Boémios.

Presente na apresentação, o Presidente da Junta de Freguesia salientou que “sem o apoio da Câmara Municipal, dos patrocinadores e dos cidadãos das Taipas, não seria possível organizar as festas", lembrando a dimensão religiosa e popular dos festejos. "Este é um programa apelativo, que toca as diversas faixas etárias, para públicos diferenciados, respeitando as tradições e o trabalho que foi bem desenvolvido até aqui, mas procurando sempre melhorar para que as festas sejam espaço de encontro para as pessoas das Taipas, mas também para todos aqueles que nos visitam”. Já Paulo Silva, Adjunto da Vereadora da Cultura, sublinhou a importância concelhia das festas "sendo as segundas mais apoiadas pelo Município".

"São umas festas que demonstram a vitalidade cultural da Vila, que tem uma programação cultural própria, que tem grupo de teatro, banda filarmónica e oferta para os mais diferenciados públicos”, referiu.

terça, 29 maio 2018 17:40 em Cultura

Marcações: Festas de S. Pedro, Caldas das Taipas

Imprimir