Conferência assinala Dia Internacional dos Arquivos no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

O Arquivo Municipal Alfredo Pimenta promove, na próxima sexta-feira, uma conferência para celebrar o Dia Internacional dos Arquivos.

Na sessão marcada para as 18h00, serão oradores Fátima Dias, Rui Faria e Vitor Oliveira, com uma conferência intitulada «A Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira nos Livros de Notas (1600-1700)».

Os vários privilégios concedidos pelos primeiros monarcas e pelos pontífices, e as crescentes rendas e património, fizeram da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira a mais importante do arcebispado, e uma das mais importantes do reino.

Numa vasta área geográfica que ultrapassava os limites do termo e comarca de Guimarães, a Colegiada de Santa Maria dispunha de um vasto património rural e urbano que lhe proporcionava rendimentos com necessidade de gerir, mas também de registar.

Desta forma se justifica a intensa atividade notarial produzida pela Colegiada, como demonstrativo da sua ampla rede de ação, mas também do seu extenso espólio patrimonial.

Os investigadores procederam à leitura dos livros de notas redigidos por diversos tabeliães, documentos que permitem conhecer e retratar a actividade notarial da Colegiada durante o séc. XVII, demonstrando a relevância que esta instituição alcançou desde o século XVI até finais do século XVII, no desenvolvimento socio-económico da região da sua influência.

terça, 05 junho 2018 08:56 em Cultura

Marcações: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta

Imprimir