Concurso de fotografia «Guimarães - 2ª Expedição Fotográfica» recebe candidaturas até final de Outubro

A segunda edição do Concurso de Fotografia "Guimarães – Expedição fotográfica", Prémio Martins Sarmento, foi apresentada esta quinta-feira, na Sociedade Martins Sarmento.
Em conferência de imprensa, Miguel Frazão, daquela Instituição, justificou que o êxito na estreia deste projecto está na origem da continuidade do concurso que presta homenagem a Martins Sarmento, pioneiro na fotografia e no seu uso para fins científicos, destinando-se a estimular novas visões e revelações sobre o território vimaranense.

Com a primeira edição do concurso de fotografia, a Sociedade Martins Sarmento enriqueceu o seu espólio fotográfico. Maria Amélia Gomes Alves lançou o desafio para que na segunda edição sejam lançados olhares sobre as freguesias, fazendo questão de salientar a abertura do concurso a maiores de 16 anos.

O concurso conta com a colaboração do Cine-Clube de Guimarães. Carlos Mesquita, daquela entidade, sublinhou que a recolha de imagens deve ter por objecto o concelho de Guimarães, mas os temas podem ser diversificados, exortando os participantes a fazerem a sua expedição fotográfica sobre o quotidiano.

O Prémio de Fotografia Martins Sarmento lançado em 2016 tem como objetivo sobretudo o de constituir um processo de recolha e atualização de espólio documental fotográfico. Os trabalhos desta segunda edição devem ser entregues até ao dia 31 de Outubro.

Os três melhores trabalhos serão premiados: 1º prémio (1 000 euros), 2º prémio (500 euros), 3º prémio (250 euros). Será ainda atribuída uma menção honrosa pela secção de fotografia do Cine-Clube de Guimarães que seleccionará um trabalho tendo como prémio um Curso Básico de Fotografia a Preto e Branco, leccionado naquela Instituição.

Na primeira edição, os finalistas do prémio foram Pedro Ricardo de Almeida (Cacém), Carlos Elísio da Silva (Braga) e André Borges (Braga). Apresentaram-se a concurso 72 participantes com um total de 377 fotografias.

A segunda edição do concurso de fotografia "Guimarães – Expedição fotográfica" é uma iniciativa da Sociedade Martins Sarmento em colaboração com o Cineclube de Guimarães – Secção de Fotografia, contando com os apoios do Centro Português de Fotografia, Câmara Municipal de Guimarães, Têxteis LEIPER e de Fotografia Portugal.

Marcações: Sociedade Martins Sarmento

Imprimir Email