Terceira edição do Guimarães Allegro arranca com concerto no Paço dos Duques de Bragança

A festa da música erudita chega esta quinta-feira a Guimarães. A 3.ª edição do Guimarães Allegro vai promover 12 concertos espalhados pelo Centro Histórico da Cidade.

O diretor pedagógico do Conservatório da Sociedade Musical de Guimarães, Domingos Castro, destacou a introdução da música étnica no Festival. “Este ano, pela primeira vez, no Guimarães Allegro, temos um piscar de olho à música étnica e à música do mundo”, disse Domingos Castro, salientando que a 3.ª edição do evento vai ser a “consolidação de uma fórmula, que tem resultado para atingir a qualidade”.

O Guimarães Allegro resulta de uma estratégia cultural com o objectivo de revitalizar a música erudita, nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, e disseminar junto da comunidade a sua opulência estética, dotando a cidade e a região de um evento de matiz cosmopolita e diferenciado.

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Adelina Paula Pinto, afirmou que o programa deste ano “é muito rico” e salientou o envolvimento das associações artísticas do concelho na construção das linhas orientadoras da programação. “Uma das nossas lógicas é dar palco a quem é de Guimarães, permitindo que enriqueçam e sejam cada vez melhores. Dizemos sempre que gostamos de dar palco às nossas associações, às bandas ou grupos, não pensando num circuito fechado, mas sim de crescimento, dando acesso a outros tipos de produções”, explicou Adelina Paula Pinto.

O programa abre esta quinta-feira, pelas 22h00, com um concerto da Orquestra de Guimarães, no Paço dos Duques de Bragança, sob direcção do Maestro David Bruchez-Lalli e tendo como solista convidado, Ângelo Fernandes, no trompete.

Imprimir Email