Paço dos Duques e Castelo de Guimarães são os monumentos que atraem mais visitantes no Norte

O Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, continua a ser o espaço museológico que mais visitantes atrai nos museus e monumentos sob alçada da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
Nos primeiros seis meses deste ano, registou um total de 174 mil 892 entradas, o que se traduz numa subida de 9,3% por comparação com o mesmo período de 2017.

Quanto ao monumento mais visitado, o Castelo de Guimarães continua a liderar a tabela, com um total de 135 mil 310 entradas durante o primeiro semestre de 2018, mais 9,4% do que no ano anterior.

Em comunicado, a DRCN refere que "o número de visitantes nos museus e monumentos sob sua alçada registou, durante o primeiro semestre de 2018, uma subida de 12,2% em relação ao período homólogo, totalizando 622 mil entradas".

Um aumento que acompanha a tendência global do último ano, já que em 2017, e pelo 4º ano consecutivo, aumentou o número de visitantes nos museus e monumentos tutelados pela Direção Regional de Cultura do Norte, registando, uma subida de 6,1% em relação ao ano anterior.

De 2013 a 2017, registaram-se cerca de 2,7 Milhões de visitantes no conjunto museológico composto pelo Museu de Lamego, Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Paço dos Duques e Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Museu do Abade de Baçal (Bragança).

Se a estes resultados se somarem os registos de entradas nos principais monumentos geridos pela DRCN, constata-se um valor próximo dos 5 Milhões de visitantes, sendo de destacar a posição de relevo ocupada pelo Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, que nos últimos cinco anos registou mais de 1,5 Milhões de entradas.

Aquele organismo realça que "desenvolve a sua atividade num território geográfico com características únicas e onde, por exemplo, existem quatro locais classificados como Património Mundial pela UNESCO: o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, o Alto Douro Vinhateiro e o Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa".

A DRCN tem sob a sua alçada os seguintes museus: "Museu do Abade Baçal (Bragança), Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (Braga), Museu dos Biscainhos (Braga), Museu de Lamego, Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Paço dos Duques de Bragança (Guimarães); e um vasto conjunto de monumentos, composto por castelos, mosteiros, igrejas e sítios arqueológicos".

Marcações: Castelo de Guimarães, Paçodos Duques de Bragança

Imprimir Email