Missa do Pelote volta a realizar-se em Guimarães para assinalar Batalha de Aljubarrota

A Câmara Municipal de Guimarães e a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira organizam, na próxima terça-feira, a celebração da Missa do Pelote. A iniciativa está marcada para as 19h00, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

Em comunicado, o Município indica que "não se justificava a suspensão" desta iniciativa que "se mantinha há alguns anos, uma vez que tal manifestação constitui um importante património imaterial que importa preservar e revitalizar".

Com a realização da Missa do Pelote, assinala-se os 633 anos da Batalha de Aljubarrota que decorreu no final da tarde de 14 de agosto de 1385, entre tropas portuguesas com aliados ingleses, comandadas por D. João I.

"O pelote (laudel) que D. João I vestiu durante a batalha de Aljubarrota, e que depois ofereceu à Senhora da Oliveira, constitui um símbolo da afirmação da independência nacional.
Em 1638, em período de dominação castelhana, o mesmo pelote foi o tema para um memorável sermão de invocação patriótica, à volta do qual o sacerdote Frei Luís da Natividade construiu proféticas metáforas sobre a restauração nacional, que haveria de chegar dois anos depois (1640)", justifica o Município.

Recorde-se ainda que a partir da peregrinação de D. João I a Guimarães para oferecer o pelote e "restituir" à Senhora da Oliveira as armas que usou na batalha, a cidade de Guimarães passou a assinalar, em cada ano, no dia 14 de agosto, a vitória em Aljubarrota, mesmo durante o domínio filipino.

A Missa do Pelote será presidida por D. Prior Monsenhor José Maria e celebrada pelo Arcipreste Constantino Matos de Sá. O Grupo Coral de Nossa Senhora da Oliveira irá actuar nesta celebração.

Imprimir Email