Jogo para a Eficiência Energética apresentado na Biblioteca de Guimarães



«Eco Afonsinho» é uma aplicação interactiva de promoção da Eficiência Energética. Apresentação decorre esta quinta-feira, no Jardim da Biblioteca Municipal.
Trata-se de uma iniciativa inserida no arranque do novo ano lectivo e no âmbito da programação da Green Week 2018 e da Semana Europeia da Mobilidade.

O jogo dá pelo nome de “Eco Afonsinho”, um software lúdico-pedagógico num modelo de jogo de simulação de construção de uma cidade energeticamente eficiente baseado nos cenários do Município de Guimarães. As crianças poderão percorrer estes cenários com elementos históricos reais da sua cidade, aprendendo e aplicando conceitos de eficiência e poupança energética, bem como de sustentabilidade ambiental, contribuindo para a sua terra, induzindo a introdução de comportamentos mais sustentáveis e amigos do ambiente, sendo que o sistema de pontuação é baseado nas ações realizadas.

O jogo “Eco Afonsinho” será disponibilizado gratuitamente nas lojas on-line, durante o presente ano letivo e com o qual o Programa de Educação para a Sustentabilidade Ambiental de Guimarães - PEGADAS - entrará na versão 2.0.

A sessão de apresentação, marcada para as 11h30, contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e restante Executivo Municipal, o Presidente da CIM do Ave, Raul Cunha e ainda a apresentadora de televisão Fátima Lopes, Embaixadora do jogo e da Planetiers.

Através da área de Gaming, a Câmara de Guimarães, a CIM do Ave, a Agência de Energia do Vale do Ave, o Laboratório da Paisagem e a Planetiers, apresentam o jogo com o objectivo de promover pedagogicamente as melhores acções e boas práticas sustentáveis. O orçamento do projecto ronda os 100 mil euros, sendo financiado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos através da edição 2017/2018 do PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica.



Marcações: jogo, Eco Afonsinho

Imprimir Email