Aziza protagoniza concerto inaugural da 27ª edição do Guimarães Jazz

 

Novembro é o mês do Guimarães Jazz e o festival deste ano vai decorrer ininterruptamente a partir de hoje e até ao próximo dia 17, com a realização de 13 concertos, prometendo uma presença constante da música na Cidade e na agenda cultural.
O concerto inaugural é às 21h30, no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, protagonizado pelo mais recente grupo de um dos grandes nomes vivos da história do jazz, o contrabaixista britânico Dave Holland, que neste projeto se junta a Chris Potter, Lionel Loueke e Eric Harland. Aziza – assim se intitula esta formação composta por quatro dos mais relevantes músicos do jazz contemporâneo.

Esta 27ª edição tem uma programação que assume como linha orientadora “olhar de fora para dentro desta música”, explorando geografias alternativas, e evidenciando o trabalho de músicos jovens e que se estão a afirmar no panorama europeu.
Na conferência de imprensa de apresentação, realizada na passada quarta-feira, Ivo Martins, director artístico do Guimarães Jazz, justificou a atenção dada à nova geração do jazz, num equilíbrio entre a notoriedade e a idade dos músicos envolvidos, assim como na proveniência geográfica dos projectos e nas estéticas musicais representadas.
Nos concertos, o responsável destacou a presença de três nomes incontornáveis da história mais recente do jazz "o contrabaixista Dave Holland (esta quinta-feira) e os trompetistas Dave Douglas (dia 15) e Steven Bernstein (dia 10).
Alegando que a atenção prestada à nova geração do jazz constitui a marca da edição deste ano, Ivo Martins realçou a colaboração com a Associação Porta-Jazz, reafirmando a aposta do festival nos jovens músicos portugueses, proporcionando residências artísticas e permitindo aos músicos sair da zona de conforto, colocando-os no mercado europeu.
Mais uma vez, a Orquestra de Guimarães associa-se ao projecto, com um concerto em que será acompanhada pelo projecto «Cartas Brasileiras», liderado por Léa Freire (dia 14).

 

Programa Guimaraães Jazz 2018

A edição de 2018 do Guimarães Jazz explora múltiplas geografias do jazz, ao longo de 13 concertos em 10 dias consecutivos. Os bilhetes já se encontram à venda e o programa completo encontra-se disponível em www.ccvf.pt.
QUINTA 08 NOVEMBRO
CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30
AZIZA featuring Dave Holland, Chris Potter, Kevin Eubanks and Eric Harland
SEXTA 09 NOVEMBRO
CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30
Marquis Hill Blacktet
SÁBADO 10 NOVEMBRO
CCVF / PEQUENO AUDITÓRIO / 18H30
Pablo Held Trio
SÁBADO 10 NOVEMBRO
CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30
Steven Bernstein`s Millennial Territory Orchestra with Catherine Russell
DOMINGO 11 NOVEMBRO
CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 17H00
Big Band e Ensemble de Cordas ESMAE dirigida por Matt Ulery
DOMINGO 11 NOVEMBRO
CIAJG / BLACK BOX / 21H30
Projeto Guimarães Jazz / Porta-Jazz
SEGUNDA 12 NOVEMBRO
CCVF / PEQUENO AUDITÓRIO / 21H30
David Helbock`s Random/Control
TERÇA 13 NOVEMBRO
CCVF / PEQUENO AUDITÓRIO / 21H30
João Barradas “Own Thoughts From Abroad” com Greg Osby
QUARTA 14 NOVEMBRO
CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30
Orquestra de Guimarães com Léa Freire Quarteto “Cartas Brasileiras”
QUINTA 15 NOVEMBRO
CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30
Dave Douglas UPLIFT featuring Jon Irabagon, Mary Halvorson, Rafiq Bhatia,
Bill Laswell & Ches Smith
SEXTA 16 NOVEMBRO
CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30
Avishai Cohen Quartet
SÁBADO 17 NOVEMBRO
CCVF / PEQUENO AUDITÓRIO / 18H30
Matt Ulery`s Delicate Charms
SÁBADO 17 NOVEMBRO
CCVF / GRANDE AUDITÓRIO / 21H30
The Mingus Big Band


quinta, 08 novembro 2018 09:15 em Cultura

Imprimir