Várias iniciativas em Dia de São Martinho

O Dia de São Martinho é celebrado anualmente a 11 de novembro. Este dia é uma das celebrações que marcam o outono e a tradição exige celebrar-se a data e o Dia de São Martinho é celebrado na freguesia de S. Martinho de Conde como manda a tradição.

Realiza-se este domingo um magusto organizado pelo Grupo Cultural e Recreativo de Barco. José Miranda, presidente da colectividade, fala de uma iniciativa que cumpre a tradição de S. Martinho. A iniciativa vai decorrer a partir das 14h45, na sede da colectividade, com animação a cargo dos ranchos folclóricos de Briteiros Santo Estêvão e S. Clemente de Sande.

Em Aldão há uma Festa das Colheitas. Trata-se de um convívio de S. Martinho com cortejo de oferendas a cargo da Comissão Fabriqueira local. Em declarações à Santiago Abílio Martins, da organização, fala de uma tradição anual que tem por objectivo angariar fundos para as obras paroquiais. O produto do leilão reverte a favor de obras paroquiais, numa iniciativa com início às 14h30 e animação a cargo do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Creixomil.

Este domingo prossegue a edição do Festival de Teatro Cem Cenas. Trata-se da quarta edição de um evento organizado pelo Cem Cenas Associação Cultural. No Anfiteatro da Colegiada da Oliveira, pelas 17h00, a Turma de Teatro da Universidade Sénior de Vizela leva à cena «Estás com os azeites».

A 27ª edição do Guimarães Jazz continua a animar a cidade-berço. Este domingo, no Grande Auditório do CCVF actuam «Big Bang e Ensemble de Cordas ESMAE», às 17h00, e o CIAJG recebe «Projecto Guimarães Jazz / Porta-Jazz», pelas 21h30.

Marcações: Cultura

Imprimir Email