Alunos de Guimarães adoptam monumentos e vão expor trabalhos nas comemorações da elevação de Guimarães a Património da Humanidade

A Câmara Municipal de Guimarães lançou o desafio aos alunos do 5º ano de escolaridade, no âmbito do projeto de flexibilidade curricular, a participarem na elaboração de trabalhos alusivos aos Monumentos de Guimarães classificados como Património da Humanidade.

Em comunicado, o Município indica que a Vereadora responsável pela Educação, Adelina Paula Pinto, marcou presença numa sessão com os alunos do Agrupamento de Escolas Fernando Távora, no sentido de esclarecer os objectivos deste projecto, sendo extensivo igualmente aos alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura.

“Optamos por envolver os alunos que integram a flexibilidade curricular no âmbito do projeto ‘A Minha Turma Adopta um Monumento’, daí a participação de três turmas no Agrupamento de Escolas Fernando Távora e as quatro turmas do 5.º ano no Agrupamento de Escolas Virgínia Moura”, disse Adelina Pinto, citada no referido comunicado.

Os trabalhos serão apresentados no dia 13 de dezembro, no âmbito das comemorações do 17º aniversário da elevação de Guimarães a Património da Humanidade da UNESCO. Cada turma ficará encarregue de ilustrar um monumento da Cidade, que vai desde o Castelo, Paço dos Duques, Capela de S. Miguel, Convento de Santa Clara, Claustros do Museu Alberto Sampaio, Edifício dos Antigos Paços do Concelho e Igreja da Oliveira. Todos os trabalhos ficarão expostos em cada um dos monumentos.

“Esta é uma forma de envolver os nossos jovens na proteção do Património histórico de Guimarães e, também, fomentar a aprendizagem sobre estes monumentos e a sua história”, salientou Adelina Pinto. Esta iniciativa estabelece a ligação do património à educação, inserida ainda no Ano Europeu do Património Cultural.

Imprimir Email