Câmara aposta numas festas Gualterianas identitárias de Guimarães


Organizar uma festas Gualterianas identitárias de Guimarães é o propósito da Câmara Municipal. A revelação foi feita pela Vereadora da Cultura no final de uma reunião promovida pelo Presidente da Câmara que reuniu cerca de 30 representantes de instituições e personalidades vimaranenses esta quarta-feira na Plataforma das Artes com o objectivo de discutir o modelo a seguir para as Festas da Cidade e Gualterianas.
"Não se pode deixar morrer a identidade tão vincada das Festas Gualterianas. É preciso reforçar essa identidade e isso pode passar pelo contributo e envolvimento das freguesias e das suas associações", afirmou Adelina Paula Pinto em declarações ao Guimarães Digital.

Na reunião foram perspectivadas as festas da Cidade, desde logo, tendo como ponto de partida a edição do ano passado que motivou críticas sobretudo pela colocação dos divertimentos na zona do Teleférico. A vereadora da Cultura, Adelina Paula Pinto, considera que a questão tem de ser analisada, admitindo algumas novidades, mas sublinha que "não é possível ter os divertimentos nos espaços nobres da Cidade".

A edição das Gualterianas do ano passado também motivou críticas pelos "vazios de contínuo". A Vereadora da Cultura fala de uma questão que já estava identificada e que se vai tentar corrigir, criando espaços de animação no eixo que vai da Igreja de Santos Passos, passando pelo bosque da Alameda, Largo do Toural até á Plataforma das Artes. E, segundo Adelina Paula Pinto, isso poderá passar por uma feira de artesanato ou do livro mas também pela animação de rua. Consensual, ainda segundo Adelina Paula Pinto, é a necessidade de "envolver as associações vimaranenses nas Festas da Cidade, de resto, na linha do que já tem vindo a ser a nossa aposta, nomeadamente nas comemorações do 25 de  Abril ou naquilo que vai ser a Aldeia de Natal".

Realizada a primeira reflexão com representantes de instituições e personalidades vimaranenses, a Câmara admite promover outras sessões sempre com o propósito de reflectir para planear o melhor futuro para as Festas Gualterianas e tendo, então, como ponto de partida os contributos apresentados neste primeiro encontro.

quarta, 14 novembro 2018 20:49 em Cultura

Marcações: Gualterianas

Imprimir