Guimarães comemora 17 anos da elevação do Centro Histórico a Património Mundial da UNESCO

Esta quinta-feira assinalam-se 17 anos da elevação do Centro Histórico de Guimarães à condição de Património Mundial da UNESCO.
O programa evocativo da efeméride decorre hoje e amanhã, iniciando-se, com uma conferência sobre «Património Cultural Imaterial». Iniciativa marcada para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, entre as 9h30 e as 17h00. Nesta iniciativa vai ser apresentado o resultado do estudo antropológico sobre as Festas Nicolinas, às 16h00.

As actividades das comemorações prevêem, pelas 10h30, na Câmara Municipal, a sessão de entrega de trabalhos «A minha turma adopta um monumento».
O programa prossegue, às 11h00, com uma visita ao Paço dos Duques de Bragança. Meia hora depois, nas arcadas dos antigos Paços do Concelho é inaugurada a exposição «Património 360º».
No Museu de Alberto Sampaio, às 12h00, há teatro de sombras «Lenda da Oliveira» e pelas 15h00, é inaugurada a intervenção urbana «As paragens onde o tempo habita», com viagem de autocarro com início no Palácio Vila Flor.
No Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, pelas 18h00, decorrerá a cerimónia de assinatura do contrato de doação do arquivo pessoal de João Xavier de Carvalho à Câmara Municipal.

De novo no Paço dos Duques de Bragança, pelas 18h30, é apresentado o livro de Ana Marques Pereira, «Vestir à mesa». Pelas 21h00, a Praça de S. Tiago é local de partida e chegada da «corrida pelo património» e, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, actua o Quarteto de Cordas de Guimarães.

quinta, 13 dezembro 2018 09:13 em Cultura

Marcações: Guimarães, Centro Histórico de Guimarães

Imprimir