9ª edição do GUIdance é um Festival de estreias

A 9ª edição do GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea de Guimarães, que inclui o coreógrafo em destaque Victor Hugo Pontes, tem uma programação repleta de estreias.

O Festival, que decorre de 7 a 17 de Fevereiro, conta com 11 espectáculos, dos quais seis são estreias absolutas e duas estreias nacionais, uma remontagem e dois espetáculos para famílias. Destaque ainda para as seis coproduções, cinco residências artísticas e duas oficinas.

Na apresentação da edição deste ano do GUIdance, o Diretor Artístico do festival, Rui Torrinha, falou de uma edição que "entusiasma e deixa curiosidade", naquele que é o programa mais extenso e com mais novidades. "O GUIdance tem crescido do ponto de vista dos objectivos e de público. Guimarães é uma cidade de investimento e de criação", disse.

Victor Hugo Pontes é o coreógrafo em destaque. O vimaranense que tem a seu cargo a direção de duas peças - «Drama» e «Fuga Sem Fim» - sente-se a "jogar em casa" neste papel.

Destaque ainda para a participação dos Mão Morta no festival. Com a ajuda da coreógrafa Inês Jacques, a mítica banda de rock português leva ao palco um projeto inédito (No Fim Era o Frio) a ser apresentado em estreia absoluta no GUIdance 2019 . "É um desafio interessante que nos vai levar para uma área de total desconforto. Achamos que precisamos deste desafio. É estimulante", referiu António Rafael, em representação dos Mão Morta.

Durante 10 dias a Cidade-Berço será o palco de 11 espectáculos, masterclasses, debates, sessões para escolas, entre outras actividades paralelas ao festival em si.

quinta, 13 dezembro 2018 15:34 em Cultura

Marcações: GUIdance

Imprimir