Câmara apresentou 2ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães


O curso de artes da Universidade do Minho e a organização da Bienal de Ilustração de Guimarães vão assinar um protocolo de colaboração. O anúncio foi feito em conferência de imprensa de apresentação da segunda edição do evento.

O director artístico da Bienal de Ilustração de Guimarães disse que este protocolo contribuirá para a consolidação do evento e o prestígio dos artistas.
"Pretendemos construir um evento da esperança para todos os jovens que apostam na área da ilustração", sublinhou Tiago Manuel.
Ainda com o mesmo objectivo, aquele responsável anunciou a criação de "cinco prémios de aquisição. Serão comprados cinco trabalhos a concurso, num sinal político de respeito pelos artistas".
"A Câmara investe neste evento e tem que ter retorno para memória futura", acrescentou Tiago Manuel.

A Bienal de Ilustração de Guimarães é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães cujo objectivo primordial visa dignificar o papel dos ilustradores nas dinâmicas culturais e no domínio das novas tecnologias, consubstanciando o fomento de massa crítica e impulsos criativos, no espectro nacional e internacional.
Na segunda edição da Bienal haverá diversos concursos, nomeadamente Prémio Nacional BIG 2019, Prémio Carreira e Prémio Especial Ensino BIG.

A Vereadora da Cultura sublinha que a Bienal resulta de um trabalho de parceria tendo como objectivo "afirmar Guimarães como cidade de cultura".
"A Câmara nunca se quis assumir como compradora de eventos, pretendemos fazer com. É mais difícil, demora mais tempo, implica cedências, mas é mais construído, reflexivo e com mais qualidade", acrescentou Adelina Paula Pinto.

A 2ª Bienal de Ilustração de Guimarães vai decorrer de 12 de Outubro e 31 de Dezembro de 2019.


Marcações: BIG , Bienal de Ilustração de Guimarães

Imprimir Email