Sociedade Martins Sarmento entrega hoje prémios da segunda edição do concurso de fotografia

A Sociedade Martins Sarmento promove esta sexta-feira a cerimónia de entrega de prémios do concurso de fotografia promovido por aquela centenária instituição vimaranense. A cerimónia que vai decorrer na Galeria de Exposições e tem início marcado para as 18h00.

Nesta 2ª edição do Prémio de Fotografia Martins Sarmento, os vencedores do concurso de fotografia “Guimarães: Expedição Fotográfica” foram Marco André Gomes da Cunha Carreira (Nespereira, Guimarães) com a fotografia  "Amarelo"; Sara Marina Alves Fernandes (Selho São Jorge, Guimarães) com a fotografia "Coelima" e Stefan Mathers (Espinho) com a fotografia "Estranhos mas familiares".

Receberá ainda Menção Honrosa Nuno Alexandre Macedo de Castro (Guimarães) com a fotografia "Contrição".

A cerimónia de entrega dos Prémios e diplomas de participação do Concurso de Fotografia “Guimarães: Expedição Fotográfica” será seguida da inauguração da exposição das fotografias dos trabalhos vencedores e de todos os participantes do concurso, a qual estará patente de 11 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2019 na Galeria de Exposições da Sociedade Martins Sarmento, de terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

O concurso de fotografia "Guimarães – Expedição fotográfica" (2a edição) é uma iniciativa da Sociedade Martins Sarmento em colaboração com o Cineclube de Guimarães – Secção de Fotografia, contando com os apoios do Centro
Português de Fotografia, Câmara Municipal de Guimarães, Têxteis LEIPER e de Fotografia Portugal. Os trabalhos foram avaliados por um júri constituído por Maria Amélia Gomes Alves, galerista e curadora; Miguel
Frazão, arquitecto; Miguel Oliveira, fotógrafo; Nuno Rocha Vieira, arquitecto; Cláudio Rodrigues, designer e Patrícia Aguiar, conservadora-restauradora. 

O Prémio de Fotografia Martins Sarmento foi lançado em 2016 com o objectivo sobretudo de constituir um processo de recolha e actualização de espólio fotográfico, estimulando os fotógrafos a procurarem objectos e visões que a si
próprios se identifiquem e que eles próprios identifiquem em Guimarães - todo o concelho -, sem qualquer limitação temática e com preocupação de qualidade, indispensável a que as imagens sejam úteis e interessantes.

Fotografia: "Amarelo", de Marco André Gomes da Cunha Carreira, vencedor da 2ª Edição do Prémio de Fotografia Martins Sarmento, no valor de mil euros.

 

sexta, 11 janeiro 2019 10:36 em Cultura

Imprimir