Câmara de Guimarães promoveu sessão para captação de apoio aos sectores cultural e criativo

A Câmara Municipal de Guimarães promoveu uma sessão de formação, este sábado, para dar a conhecer as linhas orientadores da “Europa Criativa”, programa da União Europeia que tem como objetivo o apoio aos sectores cultural e criativo, o qual tem uma duração de 7 anos (2014-2020) e um orçamento de 1,4 mil milhões de Euros, tendo em vista a abertura de uma nova linha de apoio.

Em comunicado, a Autarquia indica que "a participação foi extraordinária e pondera-se repetir este tipo de ação a breve prazo, na medida em que o interesse revelado ultrapassou o número limite de inscrições". “O território estava a pedir este tipo de iniciativa que se enquadra na importância destas áreas, dos seus agentes culturais e artistas”, apontou Paulo Lopes Silva, adjunto da Vereadora da Cultura, citado na referida nota de imprensa.

A Câmara Municipal de Guimarães manifesta-se "apostada em desenvolver o trabalho na capacitação de formação de agentes culturais sob a expetativa de “dar ferramentas de forma a que as entidades possam olhar para os projetos do ponto de vista da sua sustentabilidade e da sua internacionalização, porque pressupõe a ligação a redes europeias”.

No último ano, o Município de Guimarães apoiou mais de 40 projectos em mais de 300 mil euros, sendo o plano da 'Europa Criativa' uma oportunidade para a importância do movimento associativo e das dinâmicas culturais do território.

A sessão contou foi orientada Manuel Claro (sub-programa Media) e Susana Costa Pereira (sub-programa Cultura), destacando a “Europa Criativa” como um programa da gestão directa da Comissão, sem quotas por países.


Imprimir Email