Guimarães acolhe Congresso Internacional “A Morte” no mês de Fevereiro

De 21 a 24 de fevereiro, o Centro Cultural Vila Flor vai acolher o I Congresso Internacional “A Morte: Leituras da Humana Condição”, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo & Globalização (IEAC-GO), em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães.

Serão três dias de debate com destaque para várias intervenções, que reúne diversas ciências e as organizações que trabalham mais de perto com a morte, para abordarem a temática com rigor científico.

Entre os oradores confirmados encontram-se Ricardo Araújo Pereira, Sofia Reimão, Luciano Manicardi, Annabela Rita, José Carlos Seabra Pereira, Noa Carballa Rivas, Vitória Cava, Rodrigo Almeida e Sousa, Jorge Bacelar Gouveia, Tiago Cavaco, Marco Daniel Duarte, José Alberto Carvalho, Filipe Fontes, António Maia Gonçalves, Micaela Ramon, Alberto Mendes e Vítor Kajibanga.

Estão previstas mais de 140 comunicações, com quatro mesas redondas e quatro momentos culturais, englobando 11 áreas temáticas e representadas cinco nacionalidades neste congresso, creditado como ação de formação para professores. O presidente da comissão científica, Paulo Alves, sublinhou na apresentação do Congresso que a temática da "morte" é "transversal" a todas as áreas.

A vereadora da Cultura de Guimarães, Adelina Paula Pinto, destacou as três noites culturais do programa. Na noite do dia 21 destaque para a «Noite de Cinema WIT», com debate orientado por Paulo Miguel Martins (crítico de cinema). Na noite seguinte (22) acontece o «Concerto Missa Brevis» com João Gil, Luís Represas e Manuel Rebelo. Já na noite do dia 23 decorre a gravação do programa de rádio «E Deus Criou o Mundo», com representantes das três religiões monoteístas: Isaac Assor, Khalid Jamal e Pedro Gil.

Na último dia (24), a Câmara de Guimarães propõe um programa cultural com visitas patrimoniais, arquitetónicas e ambientais.  

Marcações: Congresso Internacional “A Morte”

Imprimir Email