Associação Convívio divulga programação ancorada em cinco festivais

A Associação Convívio divulgou a programação Cultural até o mês de Setembro. Uma programação ancorada ao longo de 2019 em cinco festivais, que inicia um novo ciclo este sábado, dia 9, com o «Jantar Vínico». Trata-se de uma iniciativa que volta à agenda da Associação após um longo período de ausência e que conta com o enólogo Celso Pereira. O vinho é o condutor desde encontro de convívio entre amigos e sócios, explicou o presidente da instituição, César Machado.

A programação continua com o «Ciclo de Concertos/Matinés», nos meses de Fevereiro e Março, com concertos "intimistas" e grátis para o público.  

No terceiro mês do ano vai estar disponível, a partir do dia 9, uma «Exposição Planeta Pineal de Cândida Obel», que estará patente até 28 de Abril.

O primeiro ponto alto aparece entre os dias 16 a 30 de Março, com o festival «Convívios ao Piano». A edição deste ano será mais curta no espaço de tempo, mas continuará a realizar-se aos sábado. Raúl da Costa, Rimma Benyuomova, Deren Wang, Pedro Emanuel Pereira e Marco Figueiredo estão na lista de convidados.

Em Abril tem lugar o «Westway Lab City Showcases» (13 de Abril) e o «Dia internacional do Jazz« ( 30 de Abril), com a participação de Camel North Ensemble, Rui Meirinhos, Marco Figueiredo e Escola de Jazz do Convívio.

César Machado recorda que os concertos vão ser transmitidos em "Streaming", pela UNESCO - patrocinador do evento -, com a "preocupação de valorizar o património e a música". Destaque ainda para o concerto que decorre no dia 30 de Abril no Paço dos Duques sem público, mas com transmissão "online".

O «Grupo Ginga», através da música de raiz tradicional portuguesa, abre o mês do Maio (4 de Maio) e Rui Taipa dá um «Concerto Convívio», no dia 18. A Associação Convívio vai também proporcionar, nos dias 18 e 19, aos jovens artistas um local para apresentar e vender as suas obras, através do «Mercado das Artes».

A gastronomia regressa ao cartaz no dia 25, com o Chef Diogo Novais Pereira (Restaurante A Oficina, Porto) “Gastronomia do Minho no «Encontro gastronómico».

No mês seguinte e após o sucesso da 1ª edição, regressa o «Rock Revival 70’s/ 80’s – 2º Encontro de músicos do Rock Vimaranense de 70/80». Em Junho há lugar à apresentação da «Peça CETE».

Julho é o mês em destaque com dois grandes festivais. O «Verão é Jazz» decorre de 3 a 7 de Julho e o «Convívios Internacionais de Música de Guimarães» decorre de 20 a 28 de Julho. A programação dos dois festivais ainda vai ser divulgada.

Após as férias de Agosto, o programa cultural regressa com o «Suave Fest», de 12 a 14 de Setembro. O responsável assumiu "altas expectativas" para o festival que ainda não tem o cartaz divulgado.

César Machado acredita que a Associação Convívio vai fazer "mais e melhor" que o último ano, numa programação "diversificada" apesar das dificuldades. "Programar em Guimarães é muito difícil, porque é muito povoada em termos culturais. Isto é, programar sem colidir com outros eventos, que são muitos e de boa qualidade, não é tarefa fácil. Mas podemos dizer e acho que estamos a conseguir tornar Guimarães numa cidade mais feliz para se viver, pelo menos no que toca às actividades culturais", disse.

Convívios ao Piano, Verão é Jazz, Convívios Internacionais de Música de Guimarães e Suave Fest fazem parte da programação Associação Convívio até Setembro. No entanto, antes do Guimarães Jazz, em Novembro, ainda há muito para saborear, ver e ouvir.

terça, 05 fevereiro 2019 17:00 em Cultura

Marcações: Associação Convívio

Imprimir