«São Torcato: Bispo, Mártir, Santo do Povo» em debate este sábado na arranque do ciclo de conferências «Olhares sobre São Torcato»

A Irmandade de São Torcato está promover o ciclo de conferências «Olhares sobre São Torcato». A primeira iniciativa realiza-se este sábado e decorrerá sob o tema «São Torcato: Bispo, Mártir, Santo do Povo», a partir das 14h30, contando com a participação de especialistas em diferentes domínios do conhecimento, como José Afonso Ferrão, Aires Fernandes, Maria Inês Gonçalves, João Luís Marques e do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. 

O juiz da Irmandade de São Torcato justifica que a instituição foi, fundada em 1693, "pela mão de homens de boa vontade, que tinham uma ambição, um sonho e uma fé inabalável em São Torcato", cuja origem "perde-se no tempo e nas lendas de santidade, que se multiplicaram e cresceram, ajustando-se a cada época e à sua singularidade, mas demonstrando sempre uma profunda devoção e amor ao Santo". Paulo Novais acrescenta que "ciente da importância da necessidade de pensar o seu legado para compreender melhor o presente e ajudar a perspectivar desafios do futuro, a Mesa da Irmandade entende desenvolver este Ciclo de Conferências para dar um contributo na divulgação e no entendimento da vida e obra de São Torcato, reflectindo sobre esta, bem como sobre os impactos que a sua ininterrupta veneração ao longo dos séculos teve sobre esta comunidade".

"Este evento conta com um conjunto de apresentações a cargo de reputados especialistas com olhares muito próprios sobre São Torcato, investindo na promoção e no conhecimento sobre o nosso Santo Mártir e a comunidade religiosa que se desenvolveu ao longo de séculos", realçou, vincando que "São Torcato - Santo do Povo - mantém a sua singularidade, o seu fervor religioso, erigindo-se em seu torno um dos grandes centros de religiosidade em Portugal".

 

sexta, 15 fevereiro 2019 17:35 em Cultura

Marcações: São Torcato, Irmandade de São Torcato, ciclo de conferências

Imprimir