Biblioteca Municipal Raul Brandão precisa de «casa melhorada»

A Biblioteca Municipal Raul Brandão que no próximo dia 7 de Março completa 27 anos, precisa de ser remodelada. A Vereadora da Cultura, Adelina Pinto, diz que a Biblioteca "precisa de uma casa melhorada" e que a Câmara está a equacionar o projecto no âmbito de um processo de intervenção mais vasto no Largo Cónego José Maria Gomes.

"Não é obra pequena nem barata, mas a verdade é que não temos casa conducente com o objectivo", referiu.
Sublinhando que a Biblioteca Municipal Raul Brandão situa-se num "local privilegiado", a Vereadora da Cultura considera que "há questões que têm de ser resolvidas quer em termos de espaço quer em termos do programa funcional", adaptando alguns dos seus espaços a novas realidades.
"É preciso repensar o auditório, a parte informática e a parte infantil, por exemplo", destacou.
Adelina Pinto falava em conferência de imprensa realizada realizada esta quarta-feira de apresentação da terceira edição do Festival Húmus. Durante um mês um programa diverso vai promover o livro e a leitura.

O programa inicia-se no dia 7 de Março com a iniciativa «A minha vida dava um livro» que decorrerá na Plataforma das Artes, prossegue com a «semana concelhia da leitura», envolvendo os agrupamentos escolares do Concelho, a acção de formação «Elogio à leitura» e diversos debates.
A programa estende-se a Nespereira em homenagem ao escritor Raul Brandão que viveu naquela freguesia onde vai decorrer a quarta edição da Feira da Época.
O Presidente da Junta, Joaquim Pereira, sublinhou que "à boleia de Raúl Brandão pretende-se promover a cultura numa vertente mais popular e tradicional, menos erudita, atraindo pessoas para a leitura e para a cultura".

A IV edição da Feira da Época vai decorrer de 8 a 10 de Março, versando a «Vida militar» de Raul Brandão. Trata-se de uma iniciativa integrada no mês cultural, promovido pela Junta de Freguesia de Nespereira, cujo programa inclui a inauguração do espaço lúdico Raul Brandão, no dia 23 de Março, pelas 19h30.


quarta, 27 fevereiro 2019 14:46 em Cultura

Marcações: Biblioteca Municipal Raul Brandão, Festival Húmus

Imprimir