Moda, fado e outras iniciativas neste sábado em Guimarães

O Município de Guimarães, em parceria com a YoliCurves, de Yolanda Cortizo, vai organizar um evento “Curvas Reais Guimarães”, dirigido exclusivamente a mulheres com problemas de integração social, nos vários contextos, devido à sua condição física e faixa etária.

“A elegância não tem idade nem tamanho” é o slogan que dá o mote para sensibilizar a comunidade para esta temática, pretendendo-se capacitar estas mulheres, que se encontram desmotivadas por dificuldades de acesso a guarda-roupa adequado às suas formas, levando-as a extremos de isolamento e anulação enquanto pessoas.  

Trata-se de um desfile de moda, com mulheres de Guimarães, selecionadas através de um casting, que serão modelos de passerelle das coleções de vários estilistas de renome internacional e de alunos da Escola Profissional CENATEX de Guimarães. O desfile decorre hoje pelas 21h30, no Instituto de Design de Guimarães, Rua da Ramada.

A Associação Guimarães Fado retoma este sábado o ensaio aberto para o Fado de Lisboa. Todos os cultores do Fado de Lisboa sejam eles cantores, instrumentistas ou mera assistência, poderão dar o seu contributo a esta acção cultural, onde diferentes perspectivas, gerações e realidades sócio-culturais se tocam, num espírito de amizade e partilha. Esta iniciativa de carácter livre e gratuito, ocorrerá todos os sábados entre as 15h30 e as 18h30, nas instalações da Associação Guimarães Fado.

Na segunda edição, o Convívios ao Piano apresenta "Aos pianos com José Afonso", num concerto duplo com Marco Figueiredo e Pedro Emanuel Pereira, improvisando sobre a música de Zeca Afonso. O espetáculo tem início às 18h00, na Associação Convívio e conta com entrada livre.

Ainda este Sábado, às 10h00 a Brigada Verde de Caldelas promove acções de intervenção ambiental. A iniciativa será direccionada para a plantação de árvores que necessitam ser repostas e na remoção de vegetação invasora junto à margem do Rio Ave. Será apresentada a aplicação Biodiversity GO! que vai contribuir para a catalogação e preservação da biodiversidade da Vila de Caldas das Taipas. A iniciativa está marcada para as 10h00.

Imprimir Email