Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães abre com «Coral Educativo»

Guimarães vai acolher a partir deste sábado a 4ª edição do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães.

À semelhança da última edição a cantora lírica Elisabete Matos e Augusto Alvarez assumem Direcção Artística do programa. A edição deste ano sofreu um "upgrade", segundo revela Elisabete Matos, com um leque de "artistas de craveira". A abertura do evento vai ocorrer na Igreja de Nª Sª da Conceição com o «Coral Educativo», espectáculo às 19h30.

Na apresentação do evento, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, enalteceu o alargamento do festival a novos espaços, nomeadamente às Taipas e Penha. 

O programa conta ainda com a participação da Orquestra de Guimarães, Orquestra do Norte, Ensamble Divino Sospiro e o Quarteto de Cordas de Guimarães, no melhor do que a música erudita tem para mostrar ao mundo no nosso Concelho nos nossos dias. Destacam-se ainda a Presença da Atriz convidada Cucha Carvalheiro.

No plano internacional destacam-se as participações das Mezzosopranos José Maria Lo Monaco e Marie Karall, Coro Gaos da Galiza e ainda a presença do Maestro Henri Seroka, compositor da Obra “Credo” com estreia nacional nesta nesta IV edição do Festival. 

Este sábado, pelas 15h00, será inaugurada a exposição “A Paixão em Guimarães” no Museu Alberto Sampaio. Pelas 19h30, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, decorre o concerto do projeto “Coral Educativo” com o Grupo Coral de Azurém, Grupo Coral de Ponte e Orfeão do CCD Coelima. No domingo (14 de abril) está agendado para a Igreja de S. Sebastião “De Lo Humano y Lo Divino). O programa prossegue na segunda-feira (15 de abril) com “A Vida de Maria” no Paço dos Duques de Bragança (21h30). Na terça-feira (16 de abril) decorre a sigressão do projeto “Coral Educativo” ao Centro Pastoral das Taipas (21h30). À mesma hora, na Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, está agendado o concerto “De Bach a Vivaldi” com o Quarteto de Cordas de Guimarães.

Na quarta-feira, dia 17, o programa contempla um colóquio sob o tema “A iconografia da Paixão” com a presença de Dom Carlos Azevedo, no Museu Alberto Sampaio (18h30).

Na quinta-feira, dia 18, está prevista a digressão “De Bach a Vivaldi” à Igreja da Penha (16h00). No mesmo dia, às 19h00, decorre na Igreja de S. Francisco o concerto “Credo”. Na sexta-feira, dia 19, a Igreja de S. Francisco volta a colher um concerto, “All’Amore Immenso”, com início às 21h30.

O Concerto de Encerramento está agendado para sábado, 20 de abril, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 21h30. O “Requiem na Paixão” conta com a participação da Orquestra de Guimarães e Coro Gaos.

Marcações: Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães, exposições, concertos

Imprimir Email