15ª estação alusiva ao Cristo Ressuscitado conclui projecto Via-Sacra em São Torcato

A Irmandade de São Torcato concluiu o projecto Via-Sacra, com a colocação dentro do santuário da 15ª estação alusiva ao Cristo Ressuscitado.

Paulo Novais, Juiz da Irmandade, destacou o significado desta intervenção, ao sublinhar que a Instituição tem vindo, ao longo dos tempos, a desenvolver um conjunto de infraestruturas de apoio e acolhimento aos peregrinos.

"Os trabalhos conducentes a conclusão da Via-Sacra, com a colocação dentro do santuário da 15ª estação alusiva ao Cristo Ressuscitado", afirmou, lembrando que "a actual Igreja Paroquial, antigo Mosteiro de São Torcato, está umbilicalmente ligada ao Santuário. Hoje uma Via-Sacra une estes dois locais sagrados, com início no Cruzeiro junto à Igreja Velha, e término no Santuário. Este trajeto simbolicamente reproduz o percurso efectuado aquando da trasladação do corpo de São Torcato em 1852".

O responsável da Irmnadade de São Torcato assinalou que a 15ª estação na Via Sacra foi sugerida pelo Papa João Paulo II para recordar a ressurreição de Jesus, embora esta seja opcional e não entre na estrutura tradicional da Via-Sacra.

sexta, 19 abril 2019 15:40 em Cultura

Marcações: Irmandade de São Torcato, Via-Sacra

Imprimir