Sábado recheado de iniciativas em Guimarães

Prosseguem este sábado as comemorações do 25 de Abril. O Paço dos Duques de Bragança recebe o Sarau de Poesia «Vozes e Sons da Liberdade», pelas 15h30. Ainda este sábado é inaugurada a exposição de fotografia «A Cerimónia do Adeus - O Funeral de Estado de Mário Soares visto pelos Fotógrafos». É às 17h00, no Claustro da Câmara Municipal de Guimarães. O Gabinete da Juventude, na Rua da Rainha D Maria II, acolhe, pelas 17h30, a Conversa e Pintura de Mural «Os Jovens e as Censuras: novos desafios das liberdades individuais».

No primeiro centenário da morte de Luís Cardoso Martins da Costa Macedo, 1º Visconde e 1.º Conde de Margaride que ocorreu a 30 de Julho de 1919, a Câmara Municipal de Guimarães/Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, a Sociedade Martins Sarmento, o Paço dos Duques de Bragança e a Oficina/Casa da Memória evocam o ilustre Vimaranense, através de um conjunto de iniciativas que visam destacar algumas facetas da sua vida e obra.

Este sábado, a partir das 15h30, realiza-se na Sociedade Martins Sarmento uma conferência sob o tema «Sistemas de representação e instituições políticas em Portugal na história contemporânea». Pedro Tavares de Almeida fará uma exposição sobre «As reformas eleitorais no Portugal Liberal: uma resenha crítica e comparativa». José Ribeiro e Castro apresentará «A Reforma Eleitoral: uma necessidade de hoje».

No âmbito do programa Excentricidade promovido pela Câmara Municipal há dois espectáculos. Na Igreja Paroquial de Barco, às 21h30, há Concerto pela Orquestra do Norte. Na Casa do Povo de Briteiros, pela mesma hora actua Emídio Rodrigues com o espectáculo «Cantar Abril».

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Dança, este sábado há ensaio aberto, no âmbito do workshop promovido pela Oficina. O ensaio aberto realiza-se às 17h00, no Centro Cultural Vila Flor, no âmbito do workshop de dança realizado em Guimarães.

Em Creixomil realizam-se as festas em honra de Nª Sª da Luz.  Este sábado, há exposição rural, espectáculo equestre, às 15h30 e missa e procissão, a partir das 20h00. No final actua Rui Bandeira.

Em Pevidém decorrem as festas em honra de S. Jorge. Este sábado, às 10h00 há concurso pecuário. De tarde, às 16h30, há corrida de cavalos e póneis. Pelas 21h30 há espectáculo de danças orientais, seguida da actuação de Sylvia.

A União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião está a celebrar o «Abril mês da Saúde». Pelas 9h30 tem início a concentração para a caminhada da saúde, seguindo-se da comemoração da Dia Mundial da Dança. Das 10h00 às 11h30 pode ainda fazer rastreios de Colesterol, Diabetes, tensão arterial ou IMC. Pelas 16h00 tem lugar a conferência "O papel do cuidador na doença de alzheimer", na sede da Junta de Freguesia de  Oliveira, São Paio e São Sebastião.

Em Nespereira, o Agrupamento 884 do Corpo Nacional de Escutas comemora este fim-de-semana os seus 75 anos.  De acordo com o programa que assinala a efeméride às 10h30, ocorre a abertura oficial das comemorações. A partir das 11h0 realizam-se actividades. Às 21h00 inicia-se o fogo de conselho e as 23h00, há jogo nocturno.

A 40ª sessão do Café Memória de Guimarães realiza-se este sábado sob o tema “O papel da nutrição na prevenção e terapêutica da demência”, com intervenção da nutricionista Celina Tavares, e tem lugar na Escola Francisco de Holanda, entre as 10h00 e as 12h00.

No âmbito das Eleições Europeias,  a CDU promove um jantar comemorativo na sede d'Os Trovadores do Cano, às 20h00, com a presença das candidatas vimaranense Mariana Silva e Rosa Guimarães.

 

sábado, 27 abril 2019 08:28 em Cultura

Marcações: Cultura, Café Memória de Guimarães, Comemorações do 25 de Abril, Dia Mundial da Dança, festas em honra de Nª Sª da Luz, festas em honra de S. Jorge, Abril mês da Saúde

Imprimir