Domingo com várias iniciativas em Guimarães

O Centro Social de Souto S. Salvador, Souto Santa Maria e Gondomar organiza este domingo a primeira de três «Excursões Inter-freguesias». Trata-se de uma iniciativa que serve para angariar fundos e ao mesmo tempo dar a conhecer as freguesias, como conta Fernando Cardoso. Souto S. Salvador é a primeira etapa desta iniciativa que arranca às 9 horas e termina com um almoço.

O Grupo Cultural e recreativo Os Trovadores do Cano comemoram este Domingo o 58º aniversário. Um programa que inicia às 9h00 com o hasteamento das bandeitras e Porto de Honra, na sede social, seguido da arruada pela Tocata dos Trovados do Cano à CApela de Stº António D'Arcela (Patrono dos Trovadores). Pelas 11h00 há missa na Igreja de S. Dâmaso, por alma dos sócios e executantes já falecidos. Para a tarde, pelas 15h30, está reservado o sarau musical, no salão nobre da sede social, com a actuação da Tocata dos Trovadores do Cano e representação de uma peça pelo grupo de Teatro Experimental do Cano.

Em Nespereira, o Agrupamento 884 do Corpo Nacional de Escutas comemora este os seus 75 anos. De acordo com o programa que assinala a efeméride, este domingo, a partir das 9h00 há actividades. Às 10h30 realiza-se a eucaristia com a qual se encerram as comemorações.

Este domingo prosseguem as comemorações de mais um aniversário do 25 de Abril de 1974. Na Casa da Memória Guimarães, realiza-se uma «Oficina para Famílias», com início às 11h00. De tarde, pelas 16h00, realiza-se no Centro Internacional das Artes José de Guimarães a «Leitura Encenada».

No âmbito do Dia Mundial da Dança, há projecção de filmes no «Film forums + conversa». Espectáculo, às 17h00.

Em Creixomil, terminam este domingo as festas em honra de Nª Sª da Luz. No programa dos festejos, realiza-se a procissão da Capela de São Lázaro para a Capela de Nossa Senhora da Luz, com a participação da Banda Musical de Pevidém, seguida da missa solene. Pelas 15h00, há festival folclórico da Casa do Povo de Creixomil. O evento começa uma hora antes com o desfile dos participantes das instalações da Cooperativa Agrícola para o alto da Senhora da Luz.

Em Pevidém há festas em honra de S. Jorge. Este domingo, último dia de festejos, às 10h30 há missa solene. Pelas 14h30 há desfile da Banda da Sociedade Musical de Pevidém e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Leixões. Às 15h00 realiza-se uma procissão e no final, na Praça Francisco Inácio, actua a Banda da Sociedade Musical de Pevidém.

 

Marcações: Cultura, Dia Mundial da Dança, festas em honra de Nª Sª da Luz, festas em honra de S. Jorge, Excursões Inter-freguesias, Grupo Cultural e recreativo Os Trovadores do Cano, Agrupamento 884 do Corpo Nacional de Escutas, Casa da Memória Guimarães

Imprimir Email