Segunda edição do Festival de Canto Lírico de Guimarães a partir desta sexta-feira

Começa esta sexta-feira a segunda edição do Festival de Canto Lírico de Guimarães, organizado pela Associação Artística Vimaranense, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães. São três concertos líricos que visam a promoção cultural musical do património artístico e música universal, bem como de personalidades do canto e da música lírica.

A segunda edição do Festival de Canto Lírico de Guimarães vai contar, segundo o director artístico do festival, Francisco Teixeira, com várias novidades e novos riscos. "Esta segunda edição é tão arriscada como a primeira. A primeira edição foi arriscada por razões óbvias, ou seja, pelo risco de não sabermos como o público iria reagir a um festival deste tipo, embora Guimarães tenha larga tradição com as artes e a música clássica. Este ano optámos por algumas novidades relativas à heterodoxia dos cantos líricos", explicou, na conferência de imprensa de apresentação.

O programa inicia esta sexta-feira, na Penha, no Largo do Cruzweiro, pelas 21h45, com «Paixão e Sedução», de Lara Martins, com a Orquestra do Norte. Lara Martins é uma das cantoras portuguesas com maior difusão internacional da actualidade e a organização assegura que vai ser uma "surpresa" para os mais desatentos.

Amanhã, às 21h45, sobe ao palco Rodrigo Leão com o «Concerto Lírico». O co-fundador dos Sétima Legião e um dos criadores do Madredeus vai apresentar um concerto direccionado exclusivamente para Guimarães, com cantoras convidadas e acompanhado por uma orquestra pop. "Será um concerto absolutamente marcante no festival e na música lírica nacional e internacional, uma vez que não é habitual este tipo de conjugação", referiu o director artístico do festival.

Para a última noite, domingo, pelas 21h30, está reservado o concerto encenado, para ensemble e coro, «Se7e prazeres capitais», com o Coro de Setúbal Voz. A música estará a cargo de Jorge Salgueiro, actual maestro e director do coro.

A Presidente da Direção da ASMAV, Eva Machado, afirmou que o festival tem como foco principal a "voz humana". "Este festival é uma ocasião única para vermos, ouvirmos e sentirmos essa vibração fantástica que o nosso corpo produz", disse na apresentação pública do festival, realizada ontem, terça-feira, dia 7.

Já a vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, recordou a diversidade dos festivais que acontecem no Concelho e sublinhou a aposta "ganha" neste festival. "Nós fazemos esta aposta cultural a pensar nos vimaranenses, porque queremos que as pessoas de Guimarães tenham acesso a estas actividades a preços módicos", frisou a Vereadora.

Na primeira edição estiveram presentes mais de 1200 pessoas, com os três palcos do Festival a registar "lotação esgotada". Para este ano, a organização decidiu utilizar o Paço dos Duques para os três concertos na expectativa de aumentar os números da assistência. De referir que o  segunda edição do Festival de Canto Lírico de Guimarães está orçada em 40 mil euros.

Marcações: Paço dos Duques de Bragança , Festival de Canto Lírico de Guimarães

Imprimir Email