Ministra da Cultura preside a assinatura do Protocolo de Depósito de Obras de Arte no Museu de Alberto Sampaio



A ministra da Cultura, Graça Fonseca, preside esta sexta-feira à cerimónia de assinatura do Protocolo de Depósito de Obras de Arte e inauguração da exposição da mesma colecção, entre a Direcção Regional de Cultura do Norte e a COSEC - Companhia de Seguro de Créditos, marcada para as 17h00, no Museu de Alberto Sampaio.
A iniciativa decorre na sequência do protocolo de parceria, assinado no início de Abril, pela Direcção-Geral do Património Cultural e pela COSEC, prevendo a exposição das 15 obras que integram a coleção.
Este acordo insere-se numa estratégia do Ministério da Cultura para a promoção das diversas colecções artísticas e patrimoniais, existentes em Portugal e no estrangeiro, de carácter público e privado.

O compromisso estabelecido é mais um passo importante para o desenvolvimento de parcerias que permitem o enriquecimento da oferta cultural do país e fomentam o acesso à arte por um número cada vez maior de cidadãos.

As obras abrangidas são cinco tapeçarias e nove pinturas de artistas portugueses do final do século XIX e do século XX, que ficarão expostas no Museu de Alberto Sampaio, afecto à Direcção Regional de Cultura do Norte. As tapeçarias são: 'Composição de 1951', de Maria Helena Vieira da Silva, 'Encontro de Astros', de Rogério Ribeiro, 'Este Astro', de Cruzeiro Seixas, 'Lisboa', de Carlos Botelho e 'Paisagem', de Menez.
Já as nove telas são 'Mucha', de Amadeo Souza Cardoso, 'Portrait7', de Ricardo da Cruz Filipe, 'Retrato', de Columbano Bordalo Pinheiro, 'Os Oleiros', de José Malhoa, 'Telhados de Lisboa', de Abel Manta, 'S. João no Porto', de Eduardo Viana, 'Les Preces', de Maria Helena Vieira da Silva, e duas peças sem título de Manuel d'Assunção e de Silva Porto.


quinta, 27 junho 2019 17:06 em Cultura

Marcações: Ministra da Cultura, Protocolo de Depósito de Obras de Arte, Graça Fonseca

Imprimir