Centro Internacional das Artes José de Guimarães está «formalmente» sem Director Artístico

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães está sem Director Artístico. Nuno Faria abraçou um novo projecto profissional no Porto, embora continue a acompanhar a actividade do CIAJG. E A Oficina está, neste momento, à procura de um Assistente de Direção Artística para aquele espaço.

Contactada pelo Grupo Santiago, a Presidente da Direcção da Cooperativa A Oficina confirmou a saída. "Formalmente não tem Director Artístico", reconheceu Adelina Pinto. "O Nuno Faria saiu, ele vai para o Porto, mas tem vindo a acompanhar a transição. Estamos a preparar um novo ciclo expositivo que será apresentado ao público sábado e o Nuno está a fazer o acompanhamento ao nível da Curadoria, porque foi ele que programou todo este ciclo expositivo", acrescentou, garantindo que será agora o momento para "reflectir sobre o papel do CIAJG e vamos reunir o Conselho Consultivo brevemente, estamos a trabalhar com as Instituições locais para depois encontrarmos o novo director artístico".

A responsável fez questão de esclarecer que, neste momento, a A Oficina procura um Assistente de Direção Artística para o CIAJG, "de forma a assessorar em algumas áreas". "Não temos ainda o perfil para o próximo Director Artístico, só depois de reunir o Conselho Consultivo é que será definido. Toda a programação para este ano está feita. O Nuno sai e está a fazer uma transição muito calma e serena. Ninguém está a dar conta da ausência do Director Artístico, porque tudo o que estava programado está a acontecer", assegurou.

Porém, a Presidente d' A Oficina insistiu que o futuro do CIAJG será alvo de "discussão e reflexão", num processo do qual resultará a contratação "do novo director artístico". Adelina Pinto assinalou que o CIAJG está agora integrado na Rede Portuguesa de Museus, obrigando a uma estratégia e a uma dinâmica que "olhe para aquele equipamento com o enquadramento que ele tem no âmbito municipal, nacional e internacional". "Temos de o potenciar e optimizar, se calhar, estar mais integrado no contexto de todos os outros equipamentos em Guimarães. Precisamos de fazer esse trabalho também de uma melhor comunicação daquilo que lá é feito, precisamos de olhar para o futuro e definir o que é um museu no século XIX. Temos a questão da colecção do José de Guimarães... Já é o momento de reflexão! A saída do Nuno acabou por acrescentar este momento de reflexão maior porque desta reflexão sobre o futuro sairá o perfil que vamos querer para o novo Director Artístico. Por isso, não vamos fazer agora o recrutamento do novo Director Artístico", explicou, indicando que a reunião do Conselho Consultivo ocorrerá após o período de férias.

"O Nuno está dar muito apoio a tudo o que nós precisamos, nomeadamente no planeamento da programação para 2020 e é uma transição pacífica que em nada está a prejudicar o CIAJG", considerou.

Amanhã, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães vai inaugurar um novo ciclo expositivo. Uma inauguração marcada para as 21h30 com duas novas exposições – ‘Carlos Bunga - Arquitectura da Vida’, e ‘Geometria Sónica’, com curadoria de Nuno Faria –, num dia que traz o filósofo italiano Emanuele Coccia ao CIAJG para uma conferência às 17h00 e se prolonga para uma Noite Sónica, pelas 23h00, onde a programação de concertos e  performances. A entrada é livre.

Marcações: Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Director Artístico, Cooperativa A Oficina

Imprimir Email