Sociedade Martins Sarmento apresenta o livro «Moura Machado / Dispersos»

A Sociedade Martins Sarmento promove este sábado, pelas 18h00, a apresentação do livro «Moura Machado / Dispersos».
O lançamento da obra que é, simultaneamente, um memorial e uma antologia da vida e obra de José de Moura Machado, terá apresentação a cargo de Artur Santos Silva.

A cerimónia está marcada para o salão nobre da Sociedade Martins Sarmento.

Complementarmente ao programa, entre as 15h00 e as 17h00 do mesmo dia, a Casa da Pousada, em São Pedro de Azurém, que foi propriedade de Moura Machado que ali realizou uma interessante obra de reconstrução da torre medieval em que a habitação se estrutura, estará aberta para visita livre.
A figura de Moura Machado não é hoje muitas vezes lembrada mas a Sociedade Martins Sarmento sublinha trata-se de um "destacado vimaranense do século XX que, nomeadamente, marcou muitos dos que o tiveram como professor no Liceu de Guimarães, nos anos 40 e 50, alguns dos quais, ainda vivos, o recordam com grande admiração".

Na Sociedade Martins Sarmento, Moura Machado foi um sócio de referência e desempenhou cargos de Direcção, tendo assinado diversos artigos na Revista de Guimarães. Foi fundador da Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património e fez também parte e teve variada e importante intervenção na Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães.

O livro «Moura Machado / Dispersos» é uma iniciativa de Luís Augusto Bandeira, genro de Moura Machado e, da parte dele, constitui também um tributo de homenagem ao qual, a SMS se associa e reconhecendo-lhe grande importância cultural e louvando a nobreza do gesto. A edição é da própria Sociedade Martins Sarmento.


Marcações: Sociedade Martins Sarmento, livro «Moura Machado / Dispersos»

Imprimir Email