Museu de Alberto Sampaio volta a abrir à noite



Entre Julho e Setembro, o Museu de Alberto Sampaio abre as suas portas também à noite. Este ano, a iniciativa «Museu à Noite» apresenta Helena Cardoso, designer portuense que trabalha o têxtil e que vai trazer ao claustro peças de tecelagem de várias tipologias e formatos.
Combinando teias de linho com tramas de seda natural, lã e elementos da natureza, a artista justapõe e intercala estes materiais com elementos em plástico e papel, compondo tramas e matizados de diferentes texturas e transparências que vão contrastar com a solidez do granito.

Considerada uma das mais originais artistas no contexto da arte têxtil contemporânea portuguesa, Helena Cardoso apresenta um processo criativo singular e inovador no desenvolvimento de peças que combinam design e tradição, valorizando a cultura e identidade nacionais.
A designer colabora há mais de 30 anos com artesãs de aldeias do norte do País, um ‘modus operandi’ que faz com que o seu trabalho atravesse fronteiras e encontre paralelo em tendências que, a nível internacional, viram em processos semelhantes um caminho para a renovação dos saberes tradicionais.

A inauguração está marcada para o próximo dia 19, às 21h00, e contará com a presença das Mulheres de Bucos, Cabeceiras de Basto, artesãs que colaboraram na criação das peças e que animarão o evento com os seus cantares.


quinta, 04 julho 2019 15:55 em Cultura

Marcações: Museu de Alberto Sampaio, Museu à Noite

Imprimir