Romaria Grande de São Torcato com três dias de festa

A Romaria Grande de São Torcato está de regresso, naquela que é considerada como uma das maiores e mais antigas festas tradicionais do concelho de Guimarães.

Divida em três dias, de 5 a 7 de Julho, a edição de 2019 daquela centenária festa inclui atos religiosos específicos, como novenas, destacando-se uma majestosa Procissão, na qual se incorpora um desfile de carros alegóricos alusivos à vida do Santo. 

Hoje há Salva de Morteiros e Repiques, pelas 12h00, e para a noite está reservada a actuação do Grupo Folclórico da Corredoura, às 22h00, e a Noite Grande, com Cave Story, Smartini e os Noise at Valve, pelas 23h00.

Este ano a solene procissão que se realiza no domingo (7 de Julho), será presidida pelo Reverendo Cónego José Paulo Abreu, Vigário Geral. A solene Eucaristia a celebrar no domingo 1 de julho, às 11h00 horas, será presidida pelo Reverendíssimo Dom Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga. Durante o fim-de-semana, entre sexta-feira e domingo, destaque para o arraial minhoto com folclore e cantares ao desafio, bandas filarmónicas, fogos de artifício; o Festival do Bolo com Sardinha que recupera a tradição secular do bolo com sardinhas, ou carne em forno a lenha.

sexta, 05 julho 2019 10:04 em Cultura

Marcações: Romaria Grande de São Torcato

Imprimir