Oposição acusou gestão socialista de "desnorte" na gestão da Plataforma das Artes e da Criatividade

A saída de Nuno Faria da Direcção Artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães levou o Vereador do PSD, Ricardo Araújo, a acusar a gestão socialista "de desnorte em relação ao presente e ao futuro" da Plataforma das Artes e da Criatividade.
Numa intervenção feita no período antes da ordem do dia, na reunião do Executivo realizada na passada quinta-feira, Ricardo Araújo fez alusão ao conteúdo da notícia publicada pelo Grupo Santiago, questionando: "quando é que Nuno faria comunicou a decisão de sair à A Oficina? Em que momento se efectivou? E quais são os próximos passos?" "Não estamos satisfeitos com os resultados e vemos com redobrada preocupação o facto do responsável máximo do Centro Internacional das Artes José de Guimarães estar de saída", afirmou durante a sessão.

Na resposta, a Vereadora da Cultura e Presidente da Cooperativa A Oficina explicou que "a saída de Nuno Faria foi negociada com a Câmara Municipal do Porto", acrescentando que aquele profissional "está a acompanhar a programação do CIAJG". Adelina Paula Pinto revelou que foi realizada recentemente uma reunião com o artista José de Guimarães em que estiveram presentes representantes de algumas instituições vimaranenses. A responsável apontou a importância de reunir o Conselho Consultivo daquele equipamento, o que deverá ocorrer brevemente, considerando que o encontro será "crucial" para definir o futuro da Plataforma das Artes e da Criatividade e também definir "o perfil" do novo Director.

Pronunciando-se sobre a questão, o Presidente da Câmara insistiu que "vale a pena esperar" pela reunião do Conselho Consultivo. "Espero muito desse contributo", disse Domingos Bragança.
O Vereador do PSD voltou a intervir, lembrando que o Município "há 10 meses anunciou que iria iniciar uma reflexão do modelo da Plataforma das Artes e da Criatividade". Neste período, continuou Ricardo Araújo, "saiu o principal timoneiro da Plataforma das Artes e da Criatividade, e está a ser contratado um assistente para a direcção artística". "Há um desnorte que não é compatível com o equipamento... É um deixar andar... Com um director em part-time", comentou Ricardo Araújo.

Ao ouvir a apreciação, a Vereadora da Cultura rebateu: "desnorte? Não! De todo... Custa demasiado dinheiro! Quando o Nuno decidiu sair, comunicamos ao pessoal todo. E não notou que houvesse a falta de um director artístico. A Direcção Artística de A Oficina é da responsabilidade do João Pedro Vaz que dirige todas as áreas. Temos um produtor que está na Plataforma das Artes e da Criatividade. Estamos a fazer imensas coisas e os dados estão a ser analisados. A contratação que está a ser feita é de um técnico. O Diretor do CIAJG será substituído!", garantiu Adelina Pinto.

O Presidente da Câmara concluiu a discussão, frisando que deu início à reflexão, ouvindo "pessoas e Instituições", enumerando como próximas acções: "primeiro, a reunião do Conselho Consultivo do CIAJG e, depois, uma reunião magna".

Marcações: Plataforma das Artes e Criatividade, reunião camarária, Centro Internacional das Artes José de Guimarães

Imprimir Email