2ª Edição dos Convívios Internacionais de Música de Guimarães "eleva nível" do festival

A 2ª Edição dos Convívios Internacionais de Música de Guimarães está de regresso a Guimarães de 20 a 28 deste mês. 

Para o festival estão previstos oito concertos, divididos por três palcos, concretamente na sede da Associação Convívio, no Paço dos Duques de Bragança e na Igreja da Misericórdia. O certame volta a realizar o «Concurso Internacional de Violino», que conta com 50 inscrições de jovens até aos 20 anos e mais de 4.000 euros em prémios. Para o vencedor está reservados a garantia de edição e distribuição de um CD e todos os inscritos receberão um parecer artístico. Os participantes têm ainda hipóteses de participar nas «Masterclasses», com aulas de violino, piano, direcção de orquestra e música de câmara com os "melhores do mundo".

Um festival com "tripla vertente", segundo o Presidente da Direcção do Convívio, César Machado. "Uma vertente pedagógica, com professores conceituados, um concurso internacional de violino, que atrai alunos de todo o mundo, e concertos que são oferecidos à cidade", explicou César Machado na apresentação do programa.

O Maestro Eliseu Silva, da direcção Artística dos festivais, mostrou-se "feliz "com os nomes que vão passar por Guimarães durante os nove dias do festival e ser um "grande privilégio" incorporar a direcção dos Convívios Internacionais de Música de Guimarães.

Já Adelina Pinto, vereadora da Cultura, sublinhou que a política da cidade assenta no "know-how" que existe na comunidade vimaranense. "Esta particularidade de Guimarães permite ter uma política cultural de diversidade, que é exactamente o que queremos, oferecendo ao público qualidade fundamentada no associativismo", disse Adelina Pinto, acrescentando que não deve ser a Câmara a "definir" o programa cultural da cidade, remetendo esse papel para as associações, e cabe ao município "preencher os espaços em branco".  

sexta, 12 julho 2019 14:47 em Cultura

Marcações: Cultura, Convívios Internacionais de Música de Guimarães

Imprimir