Festa da Música Erudita nas ruas da Cidade-Berço Guimarães Allegro regressa de 18 a 20 Julho para a 4ª edição

 

A Festa da Música Erudita está de regresso ao calendário cultural vimaranense. A 4ª edição do «Guimarães Allegro» decorre entre os dias 18 e 20 de Julho e afirma-se pela celebração de uma estratégia de diferenciação do território vimaranense pela via da música erudita e da sua relação com o património edificado. 

Pelas principais artérias e praças da Cidade, a música erudita procurará ser uma "momento diferente", pelo "seu cariz mais festivo e de contacto de rua, confrontado o cidadão no seu quotidiano".  

O programa contempla nomes de referência internacional como Cristobal Soler (maestro convidado) e Lorena Valero (mezzo-soprano), que actuam no concerto de abertura com a Orquestra de Guimarães, agendado para 18 de Julho, quinta-feira, às 22h00, no Paço dos Duques. A música, entretanto, invade outros espaços como o Mercado Municipal, Largo do Toural, Largo da Oliveira, Praça de S. Tiago, Praça Nova (junto ao edifício da Câmara) ou Largo de Donães.

Este ano, segundo o director pedagógico do Conservatório da Sociedade Musical de Guimarães, Domingos Castro, o festival está dividido em duas linhas orientadoras. "Vamos privilegiar a voz, que estará presente de diversas formas, e apostar em músicos vimaranenses", explicou Domingos Castro. 

A vereadora da Cultura, Adelina Pinto, afirmou na apresentação do programa, que decorreu na última quinta-feira, dia 11, "a Festa da Música Erudita é um momento incontornável", que "valoriza as pessoas e continua a marcar os espaços públicos". "Queremos dar um relação daquilo que é local e acrescentar o que vem de fora. Pretendemos ainda preencher o espaço público, surpreendendo as pessoas com música em espaços improváveis", disse.

Adelina Pinto refere ainda que este Guimarães Allegro continua "a marcar o Verão e os espaços públicos", pois segundo a Vereadora, "acreditamos que saímos deste eventos melhores pessoas".

Programa:

18 de Julho, Quinta-feira

Concerto de Abertura, com Orquestra de Guimarães

22h00 - Paço dos Duques de Bragança

19 de Julho, Sexta-feira

Recital de Jovens Solistas

19h00 - Paço dos Duques de Bragança

Maat Saxophone Quartet

22h00 - Praça Nova (Câmara Municipal de Guimarães)

20 de Julho, Sábado

Ensemble de metais da Banda Musical de Caldas das Taipas

10h30 - Mercado Municipal

Ensemble de flautas do Conservatório de Guimarães

11h10 - Rua Bento Cardoso

Ensemble de metais da Banda Musical de Pevidém

11h50 - Largo Toural

Ensemble da Banda Filarmónica Moreira de Cónegos

12h30 - Largo Toural

Jovens Cantores de Guimarães

17h00 - Museu Alberto Sampaio

Recital Vitor Castro

18h00 Museu de Alberto Sampaio

Funk You Brass Band - Warm-Up

19h30 - Praça da Oliveira e Praça de S. Tiago

Recital: L'Effetto Ensemble

22h00 Praça Nova

Funk You Brass Band

22h00 - Da Praça Nova até ao Largo de Donães

em Cultura

Marcações: Guimarães Allegro, Música Erudita

Imprimir