Iniciativas culturais invadem Guimarães este sábado

Os Convívios Internacionais de Música de Guimarães estão de regresso à cidade-berço a partir deste sábado e até ao próximo dia 28. Hoje há Concerto de Abertura do Festival, na Associação Convívio, pelas 19h00.

A cantora e compositora angolana Aline Frazão é a primeira convidada de um novo ciclo de concertos que quer pôr as músicas de todo o mundo em diálogo com as coleções do Centro Internacional de Artes José de Guimarães (CIAJG). O espectáculo está marcado para as 21h30 no CIAJG.

Este sábado realiza-se mais um festival de folclore organizado pelo Grupo Folclórico de São Torcato. É a 59ª edição de um evento de cultura popular com carácter internacional conferido por um grupo do Perú, como diz o Presidente do grupo, Bruno Fernandes. O Festival de folclore do Grupo Folclórico de S. Torcato realiza-se este sábado, pelas 21h30 no terreiro de S. Torcato. 

O grupo «Recordar é viver» organiza o convívio dos nascidos no ano de 1951 vai realizar-se no próximo dia 20. O programa começa pelas 15h00, com concentração na Praça Francisco Inácio, em Pevidém. Segue-se uma romagem ao cemitério. No final, há missa na Igreja do Paraíso. A noite fica reservada para um jantar de confraternização.

Em Abação os Jovens em caminhada organizam uma festa Índia. Trata-se de um evento marcado para o Parque desportivo da freguesia, com início às 16h00. A iniciativa inclui actividades de animação e prossegue amanhã, domingo.

Realiza-se sábado a XXXVI edição do festival de folclore da Casa do Povo de Serzedelo. O festival que integra uma feira de artesanato, contará com a participação de seis grupos, com destaque para uma representação do México e está marcado para as 21h15.

A Associação de Agricultores de Ronfe organiza este sábado mais uma edição do concurso pecuário. Porfírio Santos, da organização, fala de uma iniciativa que já é tradicional naquela vila vimaranense. A iniciativa marcada para o Campo da Casa do Povo local. O desfile dos animais está marcado para as 14h00. Pelas 17h00 actua o Rancho da Casa do Povo de Ronfe.

O Grupo Folclórico de Conde organiza sábado a 10ª edição da Feira rural. O evento tem início pelas 10h00 e prolonga-se por todo o dia, destacando-se o espectáculo de cantares ao desafio, com início às 17h00.

Este sábado em S. Cristóvão de Selho realiza-se a Festa da Juventude. O evento terá lugar no Parque de Lazer da freguesia, começa às 10h00 e prolonga-se pela noite, com actividades diversas.

Realiza-se no fim-de-semana a edição da Feira Urgezes, numa iniciativa da Junta de Freguesia local. O evento que começa sexta-feira e se prolonga até domingo, realiza-se na Vaca Negra - Centro para a Criação, Arte e Cultura, junta produtos da terra, artesanato e feira do livro.

Realiza-se este sábado a Festa da Comunidade Gandarela + Vida, na Escola Primária das Agras. O programa inicia às 19h30 com uma arruada do Grupo de PErcussão Akitocas e conta ainda com vários cantares sempre acompanhados por petiscos.

Prossegue este sábado o Festival Cem Cenas. No segundo dia do Festival Cem Cenas, na Colegiada da Oliveira é representada a peça «O mais longo Verão», pelo Teatro Vitrine. Espectáculo, às 21h30.

A Junta de Freguesia de Urgezes está a promover a VII Feira de Urgezes. Trata-se de uma mostra de artesanato, produtos da terra e feira do livro. O evento vai decorrer na Vaca Negra - Centro para Criação, Arte e Cultura.

Paralelamente ao evento, decorre um programa de animação musical. Este sábado, às 10h30 actua o grupo Cercisson, da Cercigui. Às 16h30 actua o grupo de bombos de Gémeos e às 17h45 o grupo Torcanta. Às 20h30 há declamação de poesia por Duarte Luz, às 21h00 actuação de Cláudia Pinheira e a partir das 22h00, Ção Pitada e Luís Almeida

Marcações: Cultura, Guimarães

Imprimir Email