Muralha inaugura esta terça-feira exposição fotográfica «Das Casas, Lugares e Tradições»

A Muralha - Associação de Guimarães para a Defesa do Património inaugura, esta terça-feira, pelas 17h00, a exposição fotográfica «Das Casas, Lugares e Tradições», no Paço dos Duques de Bragança. A iniciativa integra o programa das Festas da Cidade e Gualterianas.

O Presidente da Direcção daquela Instituição, Rui Victor Costa, revelou que a mostra deste ano decorre de uma nova abordagem à Colecção de Fotografia da Muralha (CFM), maioritariamente composta por imagens da primeira metade do século XX.

"É um notável património comum que continua a ser estudado e utilizado pela comunidade a que pertencemos. A par disso vêm-se digitalizando outras colecções e incorporando imagens que têm a ver com iniciativas próprias da associação. Este ano, entendeu se ser igualmente importante registar o presente e criar um acervo contemporâneo de fotografia. Esta exposição mostra o resultado inicial dessa vontade. Pretende-se assim alargar a Colecção de Fotografia da Muralha, deixando para o futuro as possibilidades que as imagens de Domingos Alves Machado nos legaram, mas também o de alertar para o nosso património comum: o que existe e o que se vai perdendo, reforçando assim, esperamos, o necessidade de preservação desse mesmo património", explicou.

Neste arranque de projecto foram seleccionados três temas: a Festa das Cruzes em Serzedelo, a Fábrica do Castanheiro e a Casa do Costeado. A fotografia destes temas é de Miguel Oliveira, "um fotógrafo que conhece bem e tem trabalhado com a Colecção de Fotografia da Muralha".

A exposição ficará patente até ao dia 16 de Setembro, na Sala da Duquesa, no Paço dos Duques de Bragança. A entrada é livre. 

 

Marcações: exposição, Associação Muralha, Festas Gualterianas

Imprimir Email