Fest’InFolk Corredoura arranca hoje e promete trazer o Mundo da Dança a Guimarães

Guimarães acolhe, de 5 a 11 de Agosto, o «Fest' In Folk Corredoura». Trata-se de uma iniciativa que promete trazer o Mundo da Dança a Guimarães e contempla espectáculos, paradas e desfiles diversificados em diferentes espaços da cidade de Guimarães e da Vila S. Torcato.

Para a edição deste ano, o festival contará com a participação de grupos internacionais do Benin, das Filipina, da Espanha, da República Checa  e da Sérvia, bem como com a participação dos seguintes grupos nacionais.

O festival propõe um programa "diferenciado, inovador e contemporâneo que cruza folclore, tempos e culturas, permitindo ao público vivenciar e sentir diferentes povos, numa linguagem comum, própria da música e da dança".

Para além das já habituais três galas de Folclore no Campo de S. Mamede, o «Fest' In Folk Corredoura» inclui este ano uma Gala no Largo do Toural, actuações dos grupos internacionais em Lares de terceira idade do Concelho, desfile e parada dos grupos folclóricos pelas ruas da cidade de Guimarães, onde os vimaranenses e aqueles que nos visitam poderão contactar e interagir com outras culturas, workshops de danças tradicionais com os bailarinos e músicos dos diferentes países, nas praças históricas da Cidade e a constituição de uma Orquestra Multicultural com músicos dos diferentes grupos presentes no festival, que irá actuar nas Galas realizadas no Campo de S. Mamede. Há ainda uma Passarela de Trajos Internacionais e a Exposição de Trajos “A Viagem do Linho”, presente nos Claustros na Câmara Municipal Guimarães.

Henrique Macedo referiu que o Fest'in Folk Corredoura procura promover o "conhecimento da cultura e tradições portuguesas de raiz popular permitindo, também, aos vimaranenses e a todos aqueles que nos visitam, o contacto com tradições de outras nacionalidades"

A Vereadora da Cultura destacou a importância de transformar Guimarães no Mundo da Dança. "Esta perspectiva cultural que junta vários mundos valoriza Guimarães e dá a conhecer ao mundo a nossa Cidade", afirmou Adelina Pinto, destacando as novidades para a edição deste ano.

Imprimir Email